Foto: Jonathan Campos/AEN
O governador Carlos Massa Ratinho Junior defendeu nesta sexta-feira (25), durante encontro com empresários na Associação Comercial do Rio de Janeiro, uma ação diplomática imediata do governo federal para solucionar o impasse comercial com os Estados Unidos. O governador destacou a importância do Itamaraty nas negociações internacionais e cobrou o envio urgente de um representante brasileiro a Washington para tratar do tema com seriedade.
“Eu acho que o momento agora é de tirar a política e colocar a diplomacia na mesa. O histórico da diplomacia brasileira é um histórico vencedor. Historicamente, o Brasil é uma das grandes referências do mundo na construção de soluções comerciais. O Itamaraty tem muita experiência e eu espero que rapidamente alguém do Itamaraty vá aos Estados Unidos, porque não é colocando vídeo na internet, fazendo brincadeira, que vai solucionar esse problema, que é sério”, afirmou.
Ratinho Junior demonstrou preocupação com a proximidade da entrada em vigor das novas tarifas impostas pelo governo norte-americano, prevista para o início de agosto, e alertou para a ausência de uma movimentação oficial do Brasil no cenário internacional. “Já se passaram 15 dias e a gente não viu nenhum brasileiro pisar nos Estados Unidos para tentar sentar na mesa e fazer essa construção comercial”, completou.
Plano estadual para mitigar impactos
Durante o evento, Ratinho Junior também adiantou que o Governo do Paraná vai apresentar nos próximos dias um plano de medidas para proteger a economia estadual e os setores diretamente afetados pela taxação. A proposta está sendo construída em conjunto com representantes das cadeias produtivas envolvidas.
“Estamos ouvindo os setores, recebendo pleitos e construindo alternativas para minimizar as perdas. O Paraná tem responsabilidade com seus produtores, empresários e trabalhadores. Vamos agir para preservar empregos e manter nossa competitividade”, disse.
O Paraná exporta, em média, US$ 1,5 bilhão por ano em produtos para os Estados Unidos. Somente no primeiro semestre deste ano, as vendas somaram US$ 735 milhões. Nos últimos quatro anos, mais de 90 grupos de produtos paranaenses alcançaram o mercado norte-americano, entre eles máquinas, combustíveis minerais, plásticos, alumínio, açúcar, café, adubos, borracha, produtos farmacêuticos, móveis e pescados.