PSD É O GRANDE VENCEDOR DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NO PARANÁ, CONQUISTANDO 162 PREFEITURAS

Arte: Agência Estadual de Notícias/ AEN

O PSD, liderado pelo governador Ratinho Junior, emergiu como o grande vencedor das eleições municipais de 2024 no Paraná, ao conquistar 162 das 399 prefeituras do estado. O partido ainda está no segundo turno em Curitiba e Londrina, podendo aumentar sua contagem para 164 se Eduardo Pimentel e Tiago Amaral forem bem-sucedidos em suas respectivas candidaturas. Em um cenário onde Cristina Graeml vence na capital, o PMB celebrará sua primeira prefeitura.

A vitória do PSD no Paraná reflete uma tendência nacional, onde o partido pode chegar a conquistar até 888 prefeituras em todo o país. Esse resultado fortalece a posição de Gilberto Kassab e do “centrão” na nova configuração política que se desenha para 2026, ampliando seu peso nas decisões nacionais.

Contrapõe-se a essa força do PSD a fragilidade eleitoral do PT no estado, que passou de 8 prefeituras em 2020 para apenas três a partir de 2025: São João do Triunfo, Santa Maria do Oeste e Paraíso do Norte. A principal aposta dos petistas em Guarapuava não se concretizou, uma vez que a direita, que estava dividida entre Samuel Ribas (União Brasil) e Denilson Baitala (PL), se uniu e conseguiu eleger Baitala com 37,37% dos votos válidos.

Além do PSD, outros partidos também conquistaram prefeituras significativas. O PL, alinhado a Jair Bolsonaro, obteve 52 prefeituras, enquanto o MDB ficou com 30. O União Brasil, que pode aumentar seu número para 29 com a reeleição de Elizabeth Schmidt em Ponta Grossa, administrará 28 cidades. O Republicanos conquistou 16 prefeituras, e o PSB de Luciano Ducci, 14. O PSDB, que já foi um dos partidos mais influentes no estado, conseguiu 9 prefeituras e pode chegar a 10 se Mabel Canto vencer em Ponta Grossa.

O novo mapa político do Paraná mostra que o Podemos venceu em 8 municípios, o PDT em 5, e o PRD em 3, enquanto Cidadania, Novo e Solidariedade conquistaram apenas uma prefeitura cada.

Desempenho nas Maiores Cidades

Nas sete maiores cidades do estado, o PSD conseguiu a vitória em apenas uma delas: São José dos Pinhais, com a reeleição de Nina Singer. No entanto, o partido tem potencial para ampliar sua presença com as eleições em Curitiba e Londrina, onde a concorrência está acirrada entre o PMB e o PP, com a candidatura de Maria Tereza em Londrina. O PL também assegurou vitórias em Cascavel e Foz do Iguaçu.

Com um panorama eleitoral favorável, o PSD se estabelece como um dos protagonistas na política paranaense, enquanto outros partidos enfrentam desafios significativos para recuperar sua influência no estado. A expectativa agora gira em torno do segundo turno e das possíveis mudanças na dinâmica política do Paraná.

Facebook
WhatsApp
Telegram