Para as pessoas que leram com seriedade e honestidade intelectual a não menos famosa carta de Donald a conclusão foi simples e direta. Remete desde logo a uma proposta de realinhamento que interesse aos dois contratantes. Como o americano tem experiência comercial e tino para negócios é muito fácil depreender que das primeiras linhas se extrai a bazofia e no último parágrafo há que atentar para a proposta de conciliação de interesses comercias das Nações contratantes!
Como se sabe o Brasil evitou utilizar teses compensatórias e delegou ao Vice-Presidente Alckmin que é sabidamente um homem cordial e deveras experiente a condução do realinhamento das relações comerciais.
Não gosto de escrever previsões em relação a comportamento de políticos, porquanto via de regra são influenciados por fatores que carecem de racionalidade, todavia neste caso, os políticos são absolutamente secundários tendo-se em conta a soberania das Nações e seus interesses comercias que transcendem em muito a pequenez de chefes de plantão!
Em conclusão ouso afirmar que a pseudocrise já escalou o que poderia escalar comercialmente, e o acordo acontecerá …….!
O MUNDO IRREAL DE LULLE E O BRASIL

Já sob a ótica do inepto governo de Lulle, a situação foi utilizada para um up grade no noticiário farsesco e irresponsável, criando um estado de confusão em parcela significativa da população, tendo como pano de fundo uma possível demonstração de amor à pátria! Evidentemente a conflitante e absurda tese de brasilidade não encontra eco no mundo real, como de resto todo o terceiro período presidencial se configura em uma serie infinda de mendacidades e um somatório de fracassos administrativos e financeiros!
O velho e alquebrado senhor degustando jabuticabas e sendo gravado pela cuidadora(?), certamente tem o condão de comprovar o que aqui escrevo, e mais, não só de comprovar, mas de deixar claro, que a ele, Lulle, pouco importa a um dia postar-se como guardião da Pátria e imediatamente no dia subsequente convidar o adversário para o conciliábulo da fruta de nosso território! Um lamentável fim de carreira…!
E O ALEXANDRE? ELE ATACA DE NOVO
Pois desta vez Alexandre de Morais não teve medo de ser feliz e desde logo fez questão de mostrar a tudo e a todos quem manda de verdade! Determinou aos de menor poder, a saber o Presidente da República e ao Presidente da Câmara que comparecesse a audiência que ele construiu, posto que não tem respaldo jurídico. Como os convidados se fizeram representar pelo terceiro escalão o Ministro ficou ensandecido e mandou ver! Desde logo decidiu que o povo, de novo o povo brasileiro vai sim pagar IOF! É bem verdade que deu um puxão de orelha na turma de Lulle e não atendeu o pedido de TAXXAD na integralidade, mas mandou a chibata no contribuinte. Me lembrei por oportuno, que os mineiros por conta da Derrama enfrentaram Portugal com risco de vida!
Nos dias atuais a geração de flébeis e débeis que habita este País aceita que o colhedor de jabuticabas, ofereça um trabalho inócuo e pífio e se permita ser humilhado pelo Supremo!
E O FUTURO?
Pois mais uma vez na história recente deste grande País, vemo-nos frente a desafio gigantesco. A divisão extremou-se se é que isto era possível, e aprofundou-se com a perseguição implacável do Consórcio SE (Supremo e Executivo), a Jair Bolsonaro!
A diatribe e consequente divisão dos apoiadores de Jair intentada de forma intempestiva e sem embargo infantil, desencadeada por Eduardo Bolsonaro, prejudicou e muito, apesar do esforço de Jair, o núcleo central de apoio a Tarcísio, inobstante o comportamento do Governador paulista tenha sido inatacável, posto se dever a sua obrigação com seu Estado.
MALANDRO
Aquele renomado malandro baiano Ruy Costa, afirmou que há que mostrar que há um adulto na sala, no que refere as negociações com Trump. Este não passa de destrambelhado que foi Governador e entregou o Estado em último lugar nos índices de Educação no País. Não é demais lembrar que ele comandou a Bahia estado mãe da nossa nação terra de Ruy Barbosa e Jorge Amado, entre tantos outros luminares. VADE RETRO COSTINHA!
E OS PRECATÓRIOS?
O Senado aprovou, em 1º turno, a PEC 66 de 2023, que altera o pagamento de precatórios de Estados e municípios. A proposta foi aprovada por 62 votos a 4 e será discutida em mais detalhes após o recesso de agosto. A PEC estabelece um limite escalonado para o pagamento dessas dívidas, permitindo que, a partir de 2027, a União inclua gradualmente os precatórios na meta fiscal, sem comprometer o orçamento público.
A nova regra também fixa limites para o comprometimento de recursos estaduais e municipais na quitação de precatórios, variando de 1% a 5% da receita corrente líquida, com possibilidade de aumento gradual. Além disso, cria uma linha de crédito federal para ajudar na quitação das dívidas, e todas as formas de pagamento, como compensações, deverão ser consideradas no cálculo do plano de pagamento.
A PEC prevê a renegociação de dívidas municipais com a União em até 30 anos, com possibilidade de parcelamento das dívidas previdenciárias em até 25 anos. Quanto à correção monetária dos precatórios, ela será feita com base no IPCA, com juros simples de 2% ao ano, a partir de agosto de 2025, a fim de conter o crescimento da dívida.
A proposta também dá aos municípios maior liberdade para usar superávits acumulados em fundos públicos, permitindo que esses recursos sejam investidos em áreas como saúde, educação e meio ambiente até 2032.
A tendência é que o mercado reaja e os ditos direitos tenham seu preço de mercado reduzido de foram drásticas, pelo menos em primeiro momento.
VOCÊ ACREDITA NISTO? A QUE PONTO CHEGAMOS…!
O Jornal o Estado de São Paulo, na edição desta quinta-feira (17) destaca em sede de Editorial o que chama de farisaísmo do Supremo! Neste caso especifico trata do comportamento de Tony Toffoli, e faz questão de chamar de impensável o comportamento do juiz supremo em comento. “A fundamentação de Toffoli para livrar a cara de Youssef, um criminoso confesso condenado a mais de 120 anos de prisão, foi a mesma empregada em outros processos envolvendo a nata da corrupção apanhada pela Lava Jato que, desgraçadamente, foram parar no seu gabinete: o tal “conluio” entre a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba (PR) e Moro. Para chegar a essa conclusão, Toffoli baseou-se nas investigações da Operação Spoofing, que apurou a captura ilegal de conversas entre procuradores da República por um aplicativo de mensagens.
“Sob objetivos aparentemente corretos e necessários, mas sem respeito à verdade factual, magistrado e procuradores de Curitiba desrespeitaram o devido processo legal, agiram com parcialidade e fora de sua esfera de competência” contra o doleiro, escreveu Toffoli em sua decisão. O ministro apegou-se a uma suspeita, fruto de um ato criminoso (o hackeamento de mensagens dos integrantes da Lava Jato), para jogar no lixo um robusto conjunto probatório fornecido às autoridades, pasme o leitor, pelo próprio condenado. Ao firmar seu acordo de colaboração premiada – acordo este, convém lembrar, homologado pelo próprio STF –, Youssef forneceu evidências materiais de que lavava dinheiro de empreiteiras contratadas pela Petrobras que era usado para pagar propina a próceres do PT, PP e MDB! ”
Como visto, Tony Toffoli tão somente faz a sua tarefa nesta que é a pior, a mais deplorável formação do Supremo da toda a história!
REGIONAIS
UM GOVERNO QUE REALIZA:
Nesta semana a inauguração de trecho dos mais relevantes da PR 280! Sem embargo a justificativa da existência de um Governo! Viajei como tantos paranaenses por este trecho da incomensurável produção de riqueza e senti como tantos a necessidade de atuação governamental na infraestrutura que sempre se faz necessária para acompanhar a produtividade do laborioso povo da região Sudoeste. Pois bem, o jovem Ratinho Jr. mostrou como fazer, e melhor fez!
Trabalho de equipe que mostra que o Paraná tem um nome a oferecer ao Brasil!

E A CELEPAR?
Toda vez que alguém fez referência a privatizar a empresa a algaravia formou-se! Pois bem, estatizada como ainda está, contrata sem licitar e se submete à execração nacional! A questão levantada pelo Senador Moro merece ser escrutinada com olhos atentos, posto que, pode ser um fator negativo para a escalada de indubitável sucesso do Governador. Há que saber porque pessoas foram contratadas pela empresa e mais do que isto, qual a verdadeira função destes contratados e sobretudo o mais importante. Quem os contratou?
Nesta semana outras alusões às condutas erráticas que conflitam com a boa governança característica do Governo Ratinho Junior.
PESQUISAS:
NÃO VOU COMENTAR. MUITA PESQUISA UM ANO ANTES! QUEM ESTÁ PAGANDO E POR QUE?
ORAÇÃO DE OGIER BUCHI:
Senhor, e os mesmos continuam impunes! Perdeu a mira ou cansou, Senhor?