Novo Viaduto do Orleans de Curitiba vai ser construído pelo Governo do Paraná

Foto: DER/PR

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) se reuniram nesta semana com a concessionária Via Araucária para tratar da obra de construção do novo viaduto do Orleans em Curitiba, que ficará paralelo ao viaduto existente.

A estrutura vai ocupar a faixa de domínio de trecho da BR-277 atualmente administrado pela concessionária, sendo necessária autorização da mesma para sua realização. Após apresentação de esclarecimentos técnicos e revisões necessárias, a Via Araucária concordou com a iniciativa.

“Demos um importante passo esta semana, com a anuência da Via Araucária para seguirmos adiante com a obra do novo Viaduto do Orleans em Curitiba, que será construído sobre a BR-277, atualmente de responsabilidade da concessionária”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “Vamos tirar do papel essa obra tão aguardada pela população dos bairros de Curitiba, em um grande esforço conjunto entre o Governo do Paraná e a Prefeitura Municipal, que realizará uma obra própria, o binário, complementar ao novo viaduto”.

A obra será licitada pelo DER/PR na modalidade contratação integrada, utilizando como base um anteprojeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Com isso, será elaborado um projeto executivo de engenharia e executada a obra no mesmo contrato. Agora vão prosseguir os trâmites internos para elaboração do edital, com mais informações e detalhes sendo disponibilizados em breve.

Além disso, a Prefeitura ficará encarregada da implantação de um sistema binário, conectando o novo viaduto à malha municipal e organizando o tráfego local nas duas estruturas.

O atual viaduto do Orleans é um ponto de congestionamento e grande volume de tráfego entre os bairros São Braz, Orleans, Mossunguê e Campo Comprido, além de um acesso à BR-277. Ele liga a Avenida Vereador Toaldo Túlio e a Rua Professor João Falarz.

Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN)

Facebook
WhatsApp
Telegram