Contas aprovadas
Por unanimidade e com elogios à modernização da fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), os vereadores aprovaram, em primeiro turno, as Contas de 2022 da Prefeitura de Curitiba. O projeto de decreto legislativo foi elaborado pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), com base no parecer prévio do TCE-PR, que opinou pela regularidade das finanças da gestão Rafael Greca naquele ano (501.00004.2024).
Parecer regular
Reeleito para o ciclo administrativo 2021-2024, é a terceira vez que Rafael Greca comanda a Prefeitura de Curitiba. Greca também geriu a cidade de 1993 a 1996. Portanto, as Contas de 2022 tratam do segundo ano da atual gestão de Rafael Greca à frente do Executivo. No TCE-PR, os relatórios foram analisados pelos órgãos técnicos do tribunal e pelo conselheiro Ivan Bonilha, cujo parecer pela regularidade foi aprovado, no dia 27 de junho de 2024, com o aval de Fábio Camargo e Augustinho Zucchi. Não foram feitas ressalvas pelos conselheiros do Tribunal de Contas.
Finanças elogiadas
Presidente da Comissão de Economia, o vereador Serginho do Posto (PSD) foi o relator das Contas 2022 no colegiado. Na tribuna, o parlamentar elogiou a administração Rafael Greca em não receber ressalvas no parecer e destacou que, com a adoção de um novo sistema de acompanhamento dos gastos públicos pelo Tribunal de Contas, a avaliação das finanças ficou mais eficiente. “É diferente do que era feito em anos anteriores, ficou mais ágil, não é uma demora tão grande quanto [a das votações que] fizemos ontem [ao analisar contas de 2012 e 2016]. Está bem mais próximo da realidade do dia a dia da cidade”, afirmou o parlamentar.
As Contas de 2022 retornam ao plenário na segunda-feira (9), para segunda votação, que confirmará a aprovação dos relatórios financeiros.
Tribuna Livre
Ainda na quarta-feira (4), a Câmara de Curitiba recebeu a jornalista e produtora cultural Aurea Leminski. Aurea falou durante a Tribuna Livre sobre as atividades realizadas pelo Instituto Paulo Leminski, o festival em homenagem ao poeta e o projeto de instituição do Dia Municipal Perhapiness. O projeto faz alusão aos eventos de mesmo nome realizados pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em homenagem a Paulo Leminski no início da década de 1990.
Nissin em Ponta Grossa
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, recebeu na quarta-feira (4) a diretoria da Nissin Brasil, quando assinou a liberação da licença ambiental prévia para a construção da fábrica de R$ 1 bilhão em Ponta Grossa.
AI-5 em Debate na UFPR
“AI-5 – Ação e Transgressão” será tema de debate dia 13, às 18h30, no auditório do curso de Comunicação da UFPR. O debate vai mostrar o Ato Institucional-5, os chamados anos de chumbo da ditadura, e a resistência de jornalistas paranaenses. O professor José Carlos Fernandes será o coordenador. Participarão jornalistas e professores.
Nicodemo
No debate, será lançado o livro “Nicodemo – Obituário Sincero dos Jornais de Curitiba”, do jornalista Adherbal Fortes de Sá Jr, que narra a luta de repórteres e redatores de O Dia, Diário do Paraná, Estado do Paraná e Última Hora para produzir bom jornalismo apesar da censura e da autocensura.
Curitiba e França
Curitiba segue em busca de novos acordos e financiamentos com o governo francês em 2025. A garantia foi dada pelo prefeito Rafael Greca e pelo vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Pimentel. Ambos garantiram a iniciativa em encontro realizado terça=feira (3) com cônsul-geral da França em São Paulo, Alexandra Mias.
Projetos estruturantes
Na reunião, Greca explicou sobre os grandes projetos estruturantes da cidade com financiamentos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), como a Linha Verde, o Bairro Novo da Caximba, na habitação popular com a Cohab, e com a construção da Reserva Hídrica do Futuro. “Temos uma grande e sólida relação com a França. Talvez, Curitiba seja a cidade mais francófona do Brasil. Temos uma grande tradição urbanística na cidade que foi desenvolvida por franceses, como o Plano Agache de 1943, do arquiteto francês Alfred Agache”, afirmou Greca.
Metas sustentáveis
Greca falou ainda sobre manter Curitiba cada vez mais sustentável, com as metas do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima) e a circulação, ainda em dezembro, dos novos ônibus elétricos na capital. “Nós temos interesse em ajudar no transporte elétrico e sustentável”, afirmou ainda a cônsul-geral da França em São Paulo, Alexandra Mias.
Laços fortalecidos
O vice-prefeito e prefeito eleito Eduardo Pimentel destacou que as portas da Prefeitura de Curitiba estão permanentemente abertas para a França. “Reforço que vamos manter esse diálogo aberto e buscar novos recursos com a França. Vamos manter a mesma mentalidade dos oito anos da gestão que estamos concluindo agora”, disse Eduardo Pimentel. “Ficamos felizes que um amigo da França vai continuar à frente da Prefeitura. Curitiba é um modelo de cidade sustentável”, complementou a cônsul-geral Alexandra Mias.
Demanda histórica
A deputada estadual Maria Victoria (PP) destacou, nesta quarta-feira (4), o resultado da licitação para a construção da ponte entre Japurá e São Carlos do Ivaí, sobre o Rio Ivaí, na região Noroeste. A parlamentar defende a execução da estrutura e apresentou emenda ao orçamento para destinar recursos à obra. Maria Victoria agradeceu ao governador Ratinho Júnior pelo empenho e reforçou que a ponte é uma demanda histórica dos dois municípios e de toda a região Noroeste. “A ligação entre as cidades de Japurá e São Carlos do Ivaí ainda é feita de forma precária, utilizando balsas. A ponte vai reduzir os custos logísticos, diminuir os trajetos percorridos e criar um novo eixo de desenvolvimento na região”, disse.
Atenção à região
“O Governo Ratinho Jr vem dando atenção à obra. A emenda busca contribuir para o financiamento dessa estrutura que é tão importante para a região e para todo o Paraná”, acrescentou a deputada.
Licitação classificada
Na terça-feira, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) anunciou a melhor classificada na concorrência. Com a proposta de R$ 71,5 milhões a Itaúba Incorporações e Construções foi declarada vencedora. Segundo o DER, a licitação ocorre na modalidade concorrência eletrônica com regime de contratação integrada, prevendo a elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, seguida pela execução da obra na mesma empreitada.