Marianna Libano é eleita primeira presidente da história do Coritiba

Foto: Divulgação/Chapa Eternamente Coxa

O Coritiba Foot Ball Club inicia uma nova era em sua longa história de 115 anos. Pela primeira vez, o clube será comandado por uma mulher: Marianna Libano, advogada e empresária de 34 anos. Representando a chapa “Eternamente Coxa”, Marianna foi eleita com uma expressiva maioria de 78,1% dos votos válidos, marcando um capítulo histórico no futebol paranaense e brasileiro.

Com a participação de 3.094 sócios (36,1% dos eleitores aptos), o pleito mostrou o engajamento da torcida alviverde. A chapa “Eternamente Coxa” recebeu 2.411 votos, contra 623 da concorrente “Coritiba Independente”. Houve ainda 16 votos brancos e 44 nulos. A eleição também contou com cinco votos presenciais, refletindo o simbolismo e a tradição do processo.

Desafios da nova gestão

Marianna assume a presidência do clube em um momento desafiador, com a missão de resgatar a credibilidade e fortalecer o Coritiba dentro e fora de campo. Um dos principais pontos de sua gestão será a relação com a SAF (Sociedade Anônima do Futebol), controlada pela Treecorp. A nova presidente promete adotar uma postura mais firme e alinhada com os interesses do clube, garantindo que a associação tenha voz ativa nas decisões.

“O que a gente pode prometer a todos é muito trabalho. É realmente uma retomada do Coritiba, colocá-lo de volta nos seus eixos. No que depender de nós, não vamos poupar esforços para isso. Todos os dias em que estivermos aqui, nestes próximos três anos de gestão, estaremos juntos, e juntos, principalmente com o Coritiba. Ele em primeiro lugar, sempre”, declarou Marianna em seu primeiro pronunciamento após a vitória.

História e engajamento com o clube

Marianna é associada do Coritiba desde 2010 e já participou de projetos significativos para o clube, como a mobilização para a criação da estátua em homenagem ao ídolo Dirceu Krüger. Em 2020, integrou a chapa “União Coxa”, que foi derrotada nas eleições pela “Coritiba Ideal”, liderada por Renato Follador. Agora, liderando a “Eternamente Coxa”, ela assume a presidência com um G5 composto por Luiz Henrique Jorge (Espeto), Luiz Carlos Betenheuser Júnior, Guilherme Stival e Daniel Ferreira.

Próximos passos

A posse da nova gestão está marcada para o dia 6 de janeiro de 2024, quando também ocorrerão as eleições para o Conselho Deliberativo. Atualmente, a associação possui uma cadeira no Conselho de Administração da SAF do Coritiba, ocupada pelo ex-presidente Vilson Ribeiro de Andrade.

Já Jamil Ibrahim Tawil Filho, atual presidente interino do Conselho Administrativo, é o responsável por conduzir a transição até a posse oficial.

Facebook
WhatsApp
Telegram