LULLE SE ACHA A ÚLTIMA BOLACHA DO PACOTE

Coluna semanal de OGIER BUCHI no JORNAL IMPACTO PARANÁ – 18/06/2023

Na visão dele mesmo se acha uma daquelas recheadas negresco ou uma bolacha suíça amanteigada!

Na real o dia a dia de fracassos retumbantes, me faz reviver a frase gongórica de Leonel, o Brizola, quando se referia às qualidades de Dilma a mulher do guerrilheiro Carlos: “Está mulher, vale menos que meio pacote de bolacha Maria, aberto há seis meses”!

O (por ora) Presidente Lulle veio a passeio de lua de mel e com a finalidade precípua de vingar-se de um e todos nesta sua terceira e fatídica estada no Planalto.

O simples analisar de cinco meses de desgoverno, adicionada à auto análise de velho e desgastado homem Lulle dá exata dimensão de quanto ausente da realidade ele está.

PAU E PEDRA

A reunião de Lulle Bolacha Maria com e senhora da União Européia terminou com um singelo “vê se enxerga, senhor velhote”! A européia fez questão de lembrar que a turma dela de 700 milhões de almas, compra em euro.

Lulle fala em nome de todo o MERCOSUL como se tivesse legitimidade para tal. Não tem como, o Uruguai e Chile afirmaram na barba dele, e esta é a verdade. Como Lulle encontra unanimidade no Supremo e compra deputados e senadores, imagina que de fato é um líder sudamericano. Ocorre que a pauta progressista defendida por ele, não é nem nunca será!

 CPMI DE 8 PIZZAS!

Nem sempre que se joga dinheiro publico fora é por causa de uma CPI, ou seja, as famosas reuniões de políticos que se ofendem e às suas respectivas genitoras, mas se comprazem em enganar a população – mas uma CPI é sempre causa de jogar dinheiro do povo brasileiro pela janela. Lembro que a última famosa, a CPI do Covid torrou 80 milhões de dinheiro do povo para que senadores palhaços fizessem micagens ao vivo nas televisões do País. Ali não havia problema, fora a perda financeira, porque o objetivo de todos era tão somente midiático. Todavia, nesta etapa está em jogo o presente e o futuro de nossa Pátria! Por certo, a verdade precisa ser estabelecida para que se separe quem é democrata e quem age contra a democracia.

Desde logo o Governo Federal dá os indicativos de que está do lado da verdade.

A estratégia foi estabelecer o comando da CPI pelos seus afilhados, que têm a obrigação de destruir os objetivos da comissão, de preferência buscando culpar pessoas relacionadas com o governo anterior. A presidente da comissão, senadora Eliziane Gama do PSD, é uma prova viva de como se faz política no Brasil: é indicada pelo Lyra, e o marido é funcionário do Governo Lulle e mais, chama FLAVIO DINO de PADRINHO.

SEM EMBARGO CHAMAR DE PIZZA A CPMI DE 8 DE JANEIRO, É OFENDER O CONSAGRADO ITEM DA GASTRONOMIA!

QUEM DESFIGUROU A CPMI? A SERVIÇO DE QUEM?

É preciso lembrar que a Câmara Federal é presidida pelo usineiro coronel alagoano Lyra. Setores de direita, conservadores e também os bolsonaristas no início da Legislatura, quando se iniciou a queda de braço entre Lyra e a esquerda de Lulle, imaginaram que o indigitado seria um aliado do Brasil, e sobretudo da liberdade do povo, corolário da Democracia.

Ledo e inexplicável engano, tratando-se Lyra de quem se trata e sobretudo o que representa. O deputado é a essência do que eles auto proclamam Centrão que congrega deputados experientes e com compromisso pragmatista que os une em torno da frenagem do sagrado dinheiro dos impostos havidos do suor do brasileiro.

Como o brasileiro vota mal, deputados federais se perpetuam na função à mercê fundão eleitoral e emendas parlamentares e deslizam no regimento interno fortalecendo-se no toma cá dá lá, espúrio e condenável.

Como fortaleceu muito o centrão negocia com Lulle de manhã à noite, nos interesses de ambos.

Neste diapasão acertou com o Governo a indicação da relatora da CPMI DE 8 DE JANEIRO, instrumento de cidadania que poderia em caso de ser tratada com seriedade, realmente mostrar-se efetiva para a preservação da Democracia.

Todavia ao indicar Liziane, a jornalista de esquerda do MARANHÃO, Lyra destruiu o sonho de liberdade dos brasileiros. Negociou com Lulle!

Se você tem maior interesse nesta figura compulse as redes sociais e veja como ela trata a família. É o suficiente para conhecer a alma e o caráter do petista.

E A LIZY, SENADORA DO MARANHÃO? QUEM É?

É jornalista por formação, e militante de esquerda foi eleita deputada federal em 2014. Posteriormente, participou lada a lado da campanha de Dino para o Governo do Maranhão em 2018. Foi a segunda mais votada com um milhão e meio de votos, votação similar à de Dino que obteve um milhão e oitocentos mil votos. Vale destacar pela importância contextual, que no Estado naquele pleito Bolsonaro fez 26% dos votos para notáveis 73% de votos para Haddad. Ora, não é preciso ser gênio para entender o serviço prestado por Lyra a Lulle!

E A LIBERDADE? SAIBAM QUE ACABOU!

Na quarta-feira (14) foi votado e aprovado na Câmara dos Deputados, em regime de urgência, o projeto de lei que tipifica o crime de negar a abertura ou manutenção de conta e concessão de crédito a “pessoas politicamente expostas”. O Projeto de Lei 2720/23, em sua redação original, também previa a pena de reclusão de 2 a 4 anos para quem “Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou decoro, somente em razão da condição de pessoa politicamente exposta ou que figure na posição de parte ré de processo judicial em curso ou por ter decisão de condenação sem trânsito em julgado proferida em seu desfavor”. (Fonte: Agência Câmara de Notícias).

Apenas para ser transparente com os leitores desde já aviso que, aos 45 do segundo tempo, o art. 4º do texto original foi suprimido. O relator Dep. Cláudio Cajado declarou em seu voto a justificativa da aprovação da lei, que pode ser resumida na seguinte afirmação:

“Ocorre que essas classes de sujeitos [pessoas politicamente expostas] têm sofrido grave estigmatização e tratamento diferenciado em virtude das apontadas peculiaridades, gerando, assim, inaceitável violação aos postulados constitucionais da isonomia, da presunção de inocência e da não discriminação constantes em inúmeros instrumentos normativos nacionais e internacionais.”

Vejam só, leitores! As chamadas “pessoas politicamente expostas”, em razão de seus cargos – eletivos ou não, já que a lei se estende a familiares de até 2º grau e funcionários de tais pessoas – agora não podem ser estigmatizados pela sociedade por serem… políticos, ou – pobrezinhos! – Réus condenados em ações penais, a menos que nenhum recurso seja cabível da decisão. Mas, considerando as últimas decisões das Cortes Superiores…

Fui conferir os votos dos deputados paranaenses sobre o assunto, pois me causou (boa) surpresa a fala da deputada Erika Kokay (PT-DF), que afirmou que a Câmara está legislando em causa própria: “Esta proposta cria uma redoma injustificável ao redor das pessoas politicamente expostas”. E não é que a lista dos deputados favoráveis à aprovação do texto me causou tanta surpresa quanto à da deputada citada, só que no sentido oposto? Acredito que os leitores também estranharão alguns posicionamentos de nossos representantes em Brasília, ao conferir a lista:

Votaram SIM ao PL 2720/2023:

Sergio Souza – MDB/PR, Filipe Barros – PL/PR, Giacobo – PL/PR, Vermelho – PL/PR, Luiz Carlos Hauly – PODEMOS/PR, Dilceu Sperafico – PP/PR, Marco Brasil – PP/PR, Luciano Alves – PSD/PR, Luisa Canziani – PSD/PR, Luiz Nishimori – PSD/PR, Reinhold Stephanes – PSD/PR, Beto Richa – PSDB/PR, Carol Dartora – PT/PR, Welter – PT/PR, Zeca Dirceu – PT/PR, Diego Garcia – REPUBLICANOS/PR, Felipe Francischini – UNIÃO/PR, Geraldo Mendes – UNIÃO/PR e Padovani – UNIÃO/PR.

Votaram NÃO ao PL 2720/2023:

Pedro Lupion – PP/PR, Rodrigo Estacho – PSD/PR, Sargento Fahur – PSD/PR,

Tadeu Veneri – PT/PR e Aliel Machado – PV/PR

Vale lembrar que o Deputado Luiz Carlos Hauly (PODEMOS-PR) chegou à Câmara Federal na 2ª feira (12/06), na 4ª feira (14/06) já se manifestou em favor da própria classe política, ao declarar voto favorável à aprovação do PL 2720/2023…! Fiquei triste e decepcionado.

NOVIDADES NO PROGRAMA DIRETO AO PONTO!

Aos leitores que acompanham também o nosso programa diário na Rádio Mercosul, venho trazer uma boa notícia: na próxima 2ª feira, dia 19, teremos em nossos estúdios, além de Denian Couto, o youtuber curitibano Bruno Dias (@midiabh4), do Canal MÍDIA BH (www.youtube.com/@MidiaBH). Vocês não conhecem? Eu também não conhecia.

O BH, como seus seguidores o chamam, é Youtuber de política e seu canal está ativo desde 2017, hoje com 230.000 inscritos. Se você, leitor, já acompanha nossas redes sociais e o programa Direto ao Ponto, na Rádio MERCOSUL, em nossas redes sociais Facebook (www.facebook.com/ogier.buchi.3), Instagram (@buchiogier); e canal do Youtube (www.youtube.com/@OgierBuchi); chame seus filhos para assistirem juntos ao programa no dia 19! Com certeza, o BH poderá falar sobre política conosco, acrescentando um ponto de vista da juventude atual. Seja bem-vindo ao Direto ao Ponto, Bruno!

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI: Senhor, o Brasil precisa ser reinventado, e poderia começar pelos prédios do Planalto. Uma ação coordenada com São Pedro, com raios por exemplo! Amém

Facebook
WhatsApp
Telegram