A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou nesta terça-feira (21/5), 24 novas ambulâncias destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Curitiba. Este aporte, que soma R$ 7,9 milhões, permitirá a renovação completa da frota de ambulâncias da Capital, garantindo veículos para o atendimento de urgências e emergências.
A nova frota é composta por oito ambulâncias de suporte avançado, que funcionam como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, e 16 ambulâncias de suporte básico, destinadas para estabilização, transporte e atendimento pré-hospitalar. Os recursos também envolvem emendas parlamentares.
Atualmente, o Samu em Curitiba possui 30 ambulâncias, das quais 26 estão em operação constante e quatro são mantidas como reservas. Devido ao uso extensivo, os veículos apresentam sinais de desgaste, o que motivou a renovação da frota, sobretudo para garantir mais segurança e agilidade ao serviço.
“Este é um momento de grande felicidade para o povo curitibano. São 24 ambulâncias anunciando que a vida não vai se perder, mostrando um sistema de saúde vibrante, ativo, digno do bem que nós desejamos a nossa terra e a nossa gente”, destacou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
SAMU – Depois de 18 anos de operação, o Samu passou a estar disponível nos 399 municípios do Paraná em 2022. São 276 veículos para atendimento da população, sendo 240 ambulâncias habilitadas pelo Ministério da Saúde e 36 com recursos estaduais. Essa conquista aconteceu após uma série de investimentos do Governo do Estado nos últimos quatro anos, com quase R$ 300 milhões para seu fortalecimento.
Em Curitiba, a Central 192 do Samu é uma estrutura essencial para o atendimento emergencial da cidade, recebendo, em média, 1.078 chamadas diárias. Destas, cerca de 539 resultam em atendimentos que exigem o despacho de ambulâncias. Os deslocamentos são divididos em 360 atendimentos com ambulâncias de suporte básico e 74 com ambulâncias de suporte avançado ou helicóptero para casos de maior gravidade.
Fonte: AEN