Em Assembleia, professores da UFPR e da UTFPR aprovam início da greve para o dia 15 de abril

Em assembleias nesta terça-feira (9), os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram pelo início de greve no dia 15 de abril, como forma de pressionar o Governo Federal para que as negociações avancem.

UFPR

Conduzida de forma democrática pela direção da APUFPR, houve espaço na Assembleia para várias inscrições, possibilitando que os docentes pudessem expor seus diferentes pontos de vista sobre os rumos do movimento, a pertinência e a necessidade da greve, e também discordâncias sobre os passos a serem dados pela categoria docente.

Depois de um amplo debate, foram deitas duas votações: Na primeira, os docentes aprovaram a deflagração da greve com 322 votos favoráveis, 175 contrários e 5 abstenções.

Na segunda votação, a categoria aprovou o início da greve em 15 de abril. Foram 270 votos favoráveis, contra 157 votos para a proposta de estado de greve sem data de deflagração. Houve também 6 abstenções.

Também foi aprovado o estado de Assembleia permanente, para que novas Assembleias possam ser convocadas com rito mais acelerado, para avaliação do movimento conforme as mudanças da conjuntura nacional.

UTFPR

A assembleia que definiu pela adesão à greve ocorreu no Auditório da Sede Centro do Campus Curitiba da UTFPR, no período da tarde. A categoria reivindica recomposição salarial em 2024 e não aceita o reajuste de 0% proposto pelo governo federal para este ano.

Além disso, o movimento grevista também pede unificação das carreiras de docentes de Magistério Superior (MS) e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), com critérios claros de progressão. Na pauta local, os professores da UTFPR reivindicam investimentos na estrutura da universidade e novas contratações de técnicos-administrativos e docentes, entre outras demandas.  

A UTFPR possui 13 campus em diferentes regiões do estado. A decisão da assembleia que ocorreu em Curitiba contempla  todas as unidades da instituição. 
Sobre a greve nacional

A greve dos docentes da UTFPR e da UFPR foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, o ANDES-SN. A diretoria aprovou em Brasília o indicativo de greve dos docentes das universidades federais, institutos federais e CEFETs para 15 de abril. A decisão foi tomada durante uma reunião do setor de docentes das federais com a presença de dezenas de representantes de diferentes instituições de ensino do país.

Facebook
WhatsApp
Telegram