Eduardo Pimentel, candidato à Prefeitura de Curitiba, aparece como o favorito nas intenções de voto de acordo com a mais recente pesquisa eleitoral divulgada pela Linear Pesquisas. O levantamento, encomendado pelo Jornal Plural e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00690/2024, mostra Pimentel com 31,3% das intenções de voto, uma vantagem significativa de 18,46 pontos percentuais sobre o segundo colocado.
A pesquisa é a primeira a ser divulgada após o início da propaganda eleitoral gratuita em 30 de agosto, e reflete a forte mobilização da campanha de Eduardo Pimentel. Em um comunicado, Pimentel expressou sua satisfação com os resultados e agradeceu a confiança dos eleitores. “Fico muito alegre em saber que 31,3% dos eleitores curitibanos querem o mais preparado para prefeito de Curitiba. Agradeço a todos que estão fazendo parte disso e a confiança que o eleitor está confiando em nossas propostas”, afirmou Pimentel. Ele prometeu continuar sua campanha, percorrendo a cidade e apresentando seus compromissos para o futuro de Curitiba.
Além da liderança nas intenções de voto, Eduardo Pimentel também se destaca na escolha espontânea. Segundo a pesquisa, ele lidera com 24,44% das menções, enquanto o segundo colocado tem 8,6%. O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 5 de setembro, com uma amostra de 801 entrevistados, e possui uma margem de erro de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Confira a lista dos candidatos com as porcentagens de intenção de voto:
Eduardo Pimentel (PSC) – 31,3%
Luciano Ducci (PSB) – 12,84%
Ney Leprevost (União) – 10,6%
Roberto Requião (Mobiliza) – 10,6%
Luizão Goulart (Solidariedade) – 6,36%
Cristina Graeml (PMB) – 4,86%
Maria Victória (PP) – 3,24%
Andrea Caldas (PSOL) – 1,37%
Fellipe Bombardelli (PCO) – 0,62%
Samuel de Mattos (PSTU) – 0,37%
Intenção de voto espontâneo
Eduardo Pimentel (PSC) – 24,44%
Luciano Ducci (PSB) – 8,6%
Ney Leprevost (União) – 5,86%
Roberto Requião (Mobiliza) – 4,49%
Cristina Graeml (PMB) – 3,37%
Luizão Goulart (Solidariedade) – 2,99%
Maria Victória (PP) – 1,25%
Andrea Caldas (PSOL) – 0,62%
Fellipe Bombardelli (PCO) – 0,25%
48,13% entrevistados não souberam apontar um candidato ou preferiram não responder.
Números da rejeição
Quando o assunto é rejeição, o ex-governador Roberto Requião lidera com 31,2% dos eleitores afirmando que não votariam nele de forma alguma. Luciano Ducci aparece em segundo lugar no quesito rejeição, com 10,22%, enquanto Ney Leprevost e Maria Victoria empatam com 7,48%. Eduardo Pimentel, por sua vez, possui um índice de rejeição relativamente baixo, com 4,74%.
Além da pesquisa atual, Eduardo Pimentel tem mantido uma liderança consistente em pesquisas anteriores. Levantamentos realizados pela AtlasIntel, Band TV, Instituto Quaest e Radar Inteligência, entre 22 e 28 de agosto, também apontaram Pimentel como o principal favorito na corrida eleitoral.
A candidatura de Eduardo Pimentel é apoiada pela coligação Curitiba Amor e Inovação, que inclui os partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB. Com sua ampla experiência em gestão pública e um forte apoio popular, Pimentel parece estar bem posicionado para suceder Rafael Greca à frente da Prefeitura de Curitiba nas eleições de 6 de outubro.