Desaprovação ao governo Lula segue alta e chega a 56,7%, aponta Paraná Pesquisas

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 56,7% dos brasileiros, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (25) pelo instituto Paraná Pesquisas. A aprovação da gestão petista é de 39,8%, enquanto 3,5% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não opinar.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de junho de 2025, com 2.020 eleitores em 162 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Na comparação com a última pesquisa, feita em abril, a desaprovação oscilou negativamente 0,7 ponto percentual, dentro da margem de erro — na época, era de 57,4%. Já a aprovação subiu 0,6 ponto, passando de 39,2% para os atuais 39,8%.

Avaliação da gestão

Quando questionados sobre como avaliam o governo Lula, a maioria dos entrevistados — 37,9% — classificou a gestão como “péssima”. Outros 9,6% disseram que o governo é “ruim”. Por outro lado, 16,6% avaliaram como “boa” e 8,8% como “ótima”. Para 25,8%, a administração é “regular”. Apenas 1,1% não responderam.

Contexto político

Os números indicam uma estabilidade na rejeição ao governo, mesmo com oscilações dentro da margem de erro. A avaliação negativa elevada reforça os desafios enfrentados pelo Palácio do Planalto em meio ao cenário econômico, à alta da inflação e às dificuldades de articulação política com o Congresso.

A pesquisa da Paraná Pesquisas é mais um termômetro da opinião pública no segundo ano do terceiro mandato de Lula e serve como sinal de alerta ao PT, especialmente com a aproximação das eleições municipais de 2026.

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress