Construção da Ponte de Guaratuba atinge 11,12% de conclusão e avança no cronograma

FOTO: Roberto Dziura Jr / AEN

A construção da Ponte de Guaratuba, um marco importante para a infraestrutura do Paraná, alcançou 11,12% de conclusão, conforme o relatório mensal divulgado pelo Governo do Estado. A obra, que segue dentro do cronograma previsto, teve como destaque recente o início dos trabalhos de fundação da parte estaiada da estrutura, executados pelo Consórcio Nova Ponte, responsável pelo projeto.

Inovação Estrutural e Navegação Livre

O diferencial do trecho estaiado da ponte é a utilização de cabos de aço de alta resistência ancorados por torres, garantindo a livre navegação das embarcações que trafegam diariamente pela baía de Guaratuba. Ao contrário das vigas e colunas de concreto e aço pré-fabricadas utilizadas no restante da estrutura, este método é essencial para suportar o peso da pista e permitir a passagem de barcos.

Até agora, nove das 64 estacas de concreto, que formarão a base dos 1.244 metros de extensão da ponte, foram instaladas, com outras oito em processo de instalação. Dessas, seis estacas pertencem ao trecho pré-moldado e três à parte estaiada. A previsão é que 50 estacas estejam instaladas até o fim de 2024, com as escavações sendo realizadas com o auxílio de duas balsas operacionais.

Dimensões e Logística Desafiadoras

Cada estaca tem entre 180 e 220 centímetros de diâmetro e entre 20 e 50 metros de comprimento, podendo pesar até 470 toneladas. Cerca de 300 trabalhadores estão envolvidos na produção das peças e do concreto para a fundação, com a expectativa de que até 600 pessoas estejam ativas simultaneamente no auge da construção.

Desafios Técnicos e Soluções Inovadoras

A engenheira fiscal do projeto pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Larissa Vieira, destacou que o trecho estaiado é especialmente desafiador devido às características dos materiais e às condições ambientais da região. “As estacas usadas na fundação são maiores, e a influência das marés e das condições climáticas torna o processo mais complexo”, explica Vieira.

A estrutura estaiada incluirá duas torres sustentadas por oito estacas, cada uma com 2,20 metros de diâmetro e até 50 metros de profundidade. Esta configuração permite vãos maiores com menos pilares, criando um vão-livre de 160 metros que facilita a navegação de embarcações com até 17 metros de altura e 90 metros de largura, sem a necessidade de içamento da ponte.

Benefícios e Atração Turística

Além de melhorar a navegação na baía de Guaratuba, a ponte estaiada é projetada para resistir a condições climáticas adversas e facilitar a manutenção, já que os cabos de aço podem ser substituídos sem desmontar grandes partes da estrutura. O design também tem potencial para se tornar um atrativo turístico, similar a outras pontes estaiadas famosas, como a Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, e as pontes Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo, e Anita Garibaldi, em Laguna, Santa Catarina.

Cronograma e Fiscalização

Com um orçamento de R$ 386,9 milhões, a construção da Ponte de Guaratuba está prevista para ser concluída em 24 meses. A ponte contará com duas pistas em cada sentido, faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpos nas extremidades.

A obra é monitorada mensalmente para medir o avanço físico e financeiro do projeto. A fiscalização é feita pelo DER/PR, com supervisão do Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba (CSPG) e acompanhamento do Instituto Água e Terra (IAT), garantindo o cumprimento dos padrões de qualidade, segurança e ambientais exigidos pelo Governo do Estado.

Além da construção, o Consórcio Nova Ponte tem a responsabilidade de monitorar a fauna terrestre e aquática e a flora da baía de Guaratuba, assegurando o equilíbrio ecológico da região e minimizando os impactos ambientais do empreendimento.

FOTO: Roberto Dziura Jr / AEN
Facebook
WhatsApp
Telegram