Brasil enfrenta Colômbia para decidir liderança do grupo na Copa América

FOTO: Rafael Ribeiro/CBF

Nesta terça-feira (2), a Seleção Brasileira enfrenta a Colômbia no Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia, em um confronto decisivo pela última rodada da primeira fase da Copa América. Comandada por Dorival Júnior, a equipe precisa de uma vitória para garantir a liderança do grupo. O Brasil está atualmente em segundo lugar com quatro pontos, enquanto a Colômbia lidera com seis pontos e 100% de aproveitamento.

Dorival Júnior, em sua primeira competição oficial no comando da Seleção, ressaltou a importância de colocar a melhor escalação em campo e deixou claro que não poupará jogadores. “Nós vamos fazer a melhor escalação possível. Não tem essa história de poupar ninguém nesse momento. Acho que é uma mostra de que nós queremos o melhor resultado na primeira fase da competição”, afirmou o técnico.

O Brasil busca seu décimo título na Copa América. Nesta edição, a equipe empatou sem gols contra a Costa Rica na estreia, em Los Angeles, e venceu o Paraguai por 4 a 1 na segunda partida, em Las Vegas. A Colômbia, por sua vez, está invicta há 25 jogos, sendo um adversário temido por sua boa campanha na Copa América e nas Eliminatórias.

O goleiro Alisson e o técnico Dorival Júnior trataram a equipe colombiana com muito respeito, destacando a qualidade dos jogadores adversários. “Enquanto equipe temos essa preocupação dos chutes de longa distância. Eles têm qualidade, não só o James, conheço bem o Luis Díaz, tem muita criatividade, finaliza muito bem. A Colômbia tem muita qualidade e nos trará muitos desafios, mas estamos nos preparando para neutralizar as chances deles”, comentou Alisson.

Dorival Júnior também enfatizou a necessidade de melhorar o sistema defensivo. “Uma equipe que defende muito bem, obtém bons resultados. Faz parte da nossa mentalidade para esse jogo, para o decorrer da competição e para toda a trajetória da seleção que temos pela frente”, acrescentou.

O Brasil tem um histórico favorável nos confrontos contra a Colômbia na Copa América, com oito vitórias, um empate e duas derrotas em 11 jogos. No último encontro, em 2021, o Brasil venceu por 2 a 1, com gols de Roberto Firmino e Casemiro.

Ao todo, Brasil e Colômbia já se enfrentaram 35 vezes, com 20 vitórias brasileiras, quatro colombianas e 11 empates. A Seleção marcou 66 gols nesses confrontos, enquanto a Colômbia marcou 20.

Dorival Júnior elogiou a atual geração de jogadores colombianos e previu um jogo bem disputado. “É uma das melhores gerações do futebol colombiano. Não temos dúvida que será um jogo muito bem jogado. Eles jogam nas melhores ligas do mundo, inclusive na nossa. Eles são protagonistas em suas equipes, jogadores que chamam a atenção. Eu não tenho dúvidas que teremos um jogo muito mais jogado”, concluiu o treinador.

BRASIL X COLÔMBIA
COPA AMÉRICA – 3ª RODADA
 (GRUPO D)

Data e horário: terça-feira, 29 de julho de 2024, às 22h
Local: Levi’s Stadium, em Santa Clara (EUA)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
BRASIL (Técnico: Dorival Júnior)
Alisson; Danilo, Militão, Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Paquetá; Savinho, Rodrygo e Vini Jr.

COLÔMBIA (Técnico: Néstor Lorenzo)
Vargas; Muñoz, Sánchez, Cuesta e Mojica; Lerma, Richard Rios e James Rodríguez; Arias, Córdoba e Luís Díaz.

Facebook
WhatsApp
Telegram