Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A noite desta quinta-feira (5) será histórica para a Seleção Brasileira. Sob o comando do técnico italiano Carlo Ancelotti, o Brasil enfrenta o Equador, às 20h (horário de Brasília), no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, pela 15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, SporTV e Globoplay.
Com 21 pontos, o Brasil ocupa a quarta colocação na tabela, e busca ultrapassar justamente o Equador, que está em segundo lugar com 23 pontos. A liderança permanece com a Argentina, que tem 29.
Esta será a estreia oficial de Ancelotti no comando da Seleção. Desde sua chegada, o técnico tem demonstrado interesse em compreender a cultura futebolística brasileira. Além de comandar treinamentos, ele assistiu a partidas de clubes nacionais e visitou pontos turísticos do país, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Durante a preparação para o jogo, Ancelotti dividiu os treinos entre São Paulo, no CT Joaquim Grava, e Guayaquil, onde a equipe realizou os ajustes finais nesta quarta-feira (4). O treinador destacou o equilíbrio entre ataque e defesa como fator-chave para o desempenho da equipe:
“Acredito que no aspecto ofensivo vamos ir bem pela criatividade que temos. Já na defesa, temos que ter uma equipe solidária, que compete, luta e trabalha junta. Quero uma equipe que jogue uma partida completa”, afirmou Ancelotti, em coletiva.
Retrospecto favorável à Canarinho
Brasil e Equador se enfrentam pela 37ª vez na história. A vantagem é amplamente brasileira: 28 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. O último confronto ocorreu em Curitiba, em setembro do ano passado, com vitória do Brasil por 1 a 0, gol de Rodrygo.
Outro dado que pode entrar para a história nesta quinta: o Brasil soma 99 gols marcados sobre o Equador. Um novo gol garante o 100º tento brasileiro contra os equatorianos. O Equador, por sua vez, marcou 24 vezes no duelo.
Transmissão ao vivo:
TV Globo
SporTV
Globoplay
Horário: 20h (de Brasília)