FOTO: Rafael Ribeiro / CBF
A Seleção Brasileira empatou com a Colômbia por 1 a 1 na noite desta terça-feira (02/7) no Levi’s Stadium, na Califórnia, garantindo o segundo lugar do Grupo D da Copa América. Com cinco pontos na tabela, o Brasil ficou atrás da Colômbia, que somou sete pontos. A Seleção agora se prepara para enfrentar o Uruguai nas quartas de final, em partida marcada para sábado (06/7), em Las Vegas.
O gol do Brasil foi marcado por Raphinha, em uma bela cobrança de falta, enquanto Muñoz empatou para a Colômbia ainda no primeiro tempo. O confronto atraiu um público de 70.971 torcedores ao estádio.
O jogo começou com uma situação desfavorável para o Brasil, quando Vini Jr recebeu um cartão amarelo após cometer falta em James Rodriguez. Com a punição, o atacante desfalcará a equipe no próximo jogo contra o Uruguai. Em seguida, James Rodriguez quase abriu o placar para a Colômbia, acertando o travessão em cobrança de falta.
Aos 10 minutos, Bruno Guimarães arriscou um chute de fora da área, forçando o goleiro colombiano Vargas a fazer uma grande defesa. No minuto seguinte, Raphinha marcou para o Brasil com uma cobrança de falta precisa, quebrando um jejum de gols de falta que durava desde novembro de 2019.
O Brasil poderia ter ampliado a vantagem aos 42 minutos, quando Muñoz derrubou Vini Jr dentro da área, mas o árbitro Jesús Valenzuela, após revisar o lance no VAR, não marcou a penalidade. Nos acréscimos do primeiro tempo, Muñoz empatou para a Colômbia.
No segundo tempo, Raphinha quase marcou novamente em outra cobrança de falta, mas a bola passou rente à trave. A Colômbia controlou o jogo com toques de bola precisos e criou duas boas oportunidades de gol, ambas desperdiçadas por falta de pontaria.
O técnico Dorival Júnior tentou mudar o panorama da partida com substituições. No intervalo, trocou Paquetá por Andreas Pereira. Mais tarde, substituiu Bruno Guimarães e João Gomes por Savinho e Ederson, respectivamente. Nos minutos finais, Douglas Luiz e Endrick também entraram em campo. Apesar das tentativas, o Brasil não conseguiu marcar o gol da vitória, embora Andreas Pereira tenha forçado Vargas a fazer uma grande defesa aos 49 minutos.
O Brasil jogou com Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos, Wendell (Endrick), Bruno Guimarães (Douglas Luiz), João Gomes (Ederson), Paquetá (Andreas Pereira), Raphinha, Vinícius Jr e Rodrygo (Savinho).
Dorival Júnior criticou a não marcação do pênalti em Vini Jr, destacando que um placar de 2 a 0 teria mudado completamente a dinâmica do jogo. “Um placar de 2 a 0, com a velocidade e a técnica da nossa equipe, seria muito diferente de 1 a 0. Logo em seguida tomamos o gol de empate. Foi decisivo,” afirmou o técnico.
Agora, a Seleção Brasileira se prepara para o confronto contra o Uruguai nas quartas de final, buscando uma vitória para continuar na disputa pelo título da Copa América.