Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Fonte: AEN
A duplicação da BR-277, um dos principais eixos de transporte do Paraná, será uma das maiores obras rodoviárias do estado nos próximos anos. Com um investimento de R$ 12,6 bilhões, o projeto está inserido no Lote 6 das novas concessões rodoviárias, anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O leilão está marcado para o dia 19 de dezembro na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), e desenvolve uma série de melhorias para a rodovia que liga o Centro-Sul ao Oeste do Paraná.
A duplicação de 662 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre as regiões Centro-Sul e Oeste do Paraná é um marco para a infraestrutura do estado. Com um impacto direto no desenvolvimento econômico e na mobilidade de milhares de paranaenses, a obra prevê a ampliação da BR-277 entre o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, e Cascavel, na região Oeste, além de outras melhorias em rodovias que cortam a região sudoeste do Paraná.
Obras Em Cascavel e Região Oeste
Entre as disciplinas mais aguardadas estão os 69,1 quilômetros de duplicação da BR-277, que vai de Cascavel a Matelândia. O trecho, considerado um dos mais movimentados do estado, receberá pistas duplas, além de viadutos, passarelas e vias marginais para aumentar a segurança e melhorar o tráfego. A duplicação do perímetro urbano de Cascavel, por exemplo, será realizada ao longo de 10,4 milhas, com a construção de novos viadutos, como o tipo Diamante, que garante fluidez no tráfego, e passarelas para pedestres. Também serão criadas vias marginais em diferentes trechos.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, a duplicação da BR-277 representará uma transformação significativa para o desenvolvimento do estado. “Essa obra será a mais transformadora para o Paraná nas próximas décadas. Ela atenderá não apenas a população local, mas também o setor produtivo, que depende dessa infraestrutura para escoar a produção do agro, da indústria e do comércio”, afirmou Alex.
A duplicação da BR-277 no perímetro urbano de Cascavel será realizada ao longo de 10,4 quilômetros, do Trevo Cataratas até o km 597.393, e incluirá a construção de diversos viadutos, passarelas e vias marginais. Entre as principais intervenções estão a construção de um viaduto do tipo Diamante na altura da Rua Waldemar Casagrande e outro no ranking com a Rua Souza Naves, além de um viaduto no entroncamento com a Avenida Tancredo Neves. Serão também implantadas passarelas para pedestres e vias marginais em diversos pontos, garantindo maior fluidez e segurança no tráfego urbano.
Segurança e Mobilidade para a População
As melhorias rodoviárias têm como objetivo principal aumentar a segurança para motoristas e pedestres. A construção de passarelas, a ampliação das pistas e a criação de vias marginais permitirão maior fluidez no tráfego e menos congestionamentos. As obras também beneficiarão o transporte de carga, especialmente para o agronegócio, que é um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento econômico da região.
Perspectivas Futuras
O Lote 6 das concessões rodoviárias do Paraná é um projeto ambicioso que promove o desenvolvimento da infraestrutura de transporte no estado, além de melhorar a qualidade de vida da população. O governo estadual espera que, com a conclusão da duplicação da BR-277, o Paraná se torne mais competitivo, com rodovias mais seguras e eficientes para o transporte de bens e pessoas.