Ação do MP-PR orienta sobre regularização de paternidade em Curitiba

Foto: Divulgação

A Rua da Cidadania Matriz recebeu nesta terça-feira (12/11) ação do Núcleo de Atendimento ao Cidadão e às Comunidades do Ministério Público do Paraná (MP-PR). O atendimento foi voltado especialmente às questões sobre a paternidade, com orientações sobre registro em certidão, reconhecimento do pai e exames de DNA. O serviço gratuito recebeu apoio também da Administração Regional Matriz.

“É importante enfatizar a importância desse atendimento à população numa área que circula milhares de pessoas por dia, na Regional Matriz, no Centro de Curitiba. Essa proximidade da população com os órgãos de atendimento, hoje (terça-feira, 12) em específico na questão de paternidade, demonstra o compromisso da Prefeitura (de Curitiba), que está de portas abertas, para um atendimento tão importante para a população”, afirmou a administradora regional da Matriz. Bruna Novak,

Demandas – O serviço atendeu durante todo o dia mães interessadas em regularizar a certidão de nascimento dos filhos, pais – afetivos ou biológicos – em busca de reconhecimento da paternidade de uma criança ou adolescente, ou mesmo filhos à procura de informações para incluir o nome paterno e/ou materno nas próprias certidões de nascimento, entre outros serviços.

“Esse atendimento na Administração Regional Matriz é a aproximação do Ministério Público com a comunidade. Em 2025, vamos seguir com o atendimento mensal com as portas abertas na Regional Matriz, com o atendimento descentralizado nas demais regionais e bairros de Curitiba”, garantiu ainda o promotor de Justiça Ministério Público, Régis Rogério Vicente Sartori.

Ainda segundo o representante do MP, o atendimento prioriza a averiguação de paternidade, voltado às pessoas com necessidade de fazer a regularização do documento, tanto biológica quanto socioafetiva, diretamente na Rua da Cidadania Matriz.

Projeto – A iniciativa do MP está relacionada ao projeto “Encontro com pais”, que promoverá encontros semestrais com pais e demais interessados para tratar de temas relacionados à paternidade responsável na atualidade e à importância da presença paterna na formação de crianças e adolescentes. O lançamento do projeto será no dia 19 de novembro, às 19 horas, com uma palestra aberta ao público do comunicador Marcos Piangers, autor do livro “O Papai é Pop”, na sede do MPPR, em Curitiba.

Facebook
WhatsApp
Telegram