A REALIDADE

Esta semana mostrou a todos nós a realidade de um Brasil fora de controle. País que, quando descoberto recebeu descrição de alvissaras por parte de Pero Vaz de Caminha, que foi brilhante na sua função de escriba, mas que melhor do que escriba seu saiu como futurólogo, pois naquele presente consolidou o futuro e desde logo em carta a El Rey, pediu um emprego para seu próprio genro!

Desde este 1500 portanto, convivemos com a dualidade de um território geográfico abençoado, que nada obstante foi habitado por uma construção humana que só piorou ao longo de 5 séculos.

Um antropologista de escol teria naturalmente uma missão antológica para escrutinar os porquês de ter ficado tão ruim, tão flébil e débil, este extrato que nominamos “povo brasileiro”.

É obvio que qualquer amostra revela ao fim e ao cabo a mesma essência de um povo covarde que imagina que “em se plantando tudo se dá”, mas que se não plantar não há problema, pois, o Bolsa Família de Pai Lulle dará!

O rescaldo da semana apresentou uma condenação estratosférica para um golpe não acontecido, em detrimento a condenações pífias de funcionários do narcotráfico.

Um Tribunal que de guardião constitucional apequenou-se para ressurgir como guardião de interesses escusos de escritórios parentais e mais grave subserviente ao crescimento endêmico do crime organizado.

E nesta quarta-feira (17) a tão propalada Anistia foi votada positivamente na Câmara Federal, mas o Brasil de 2025 não decepciona nunca os ineptos, os pequenos, os reais enanos democráticos, que desde logo propõe um eventual representante do Centrão para em desdenhando de o povo brasileiro criar um projeto de anistia do tamanho do caráter deles! Pequeno, seletivo e que só atenda uma parte dos condenados pelo que não aconteceu na realidade!

Estou atento aqui, para analisar o papel destes atores da Câmara Federal, e mais que isto, para deixar com clareza hialina a participação de cada um de nossos representantes neste momento crucial da vida nacional. Entendo que lugar de frouxo não é o Legislativo. Quer fazer média, faça na sua casa e ou na sua esfera pessoal de atuação e sem o sagrado patrocínio do dinheiro público!

UM CASO À PARTE: FLÁVIO DINO

Quando nós imaginamos que já havíamos tido todas as surpresas havidas desta execrável figura que hoje atende no Supremo Tribunal Federal, na condição de Ministro, por obra e graça do Lulle, ele se supera!

Depois das gracinhas inomináveis e inimagináveis para um Ministro em sede de Julgamento(?) de um ex-Presidente e outros Réus, ele como escrevi em arrebatamento extrapola e inclui Jair Bolsonaro e familiares em inquérito sobe covid em 2025!

Me pareceria risível não fora de tamanha gravidade!

Justamente um dos associados daquele individuo Gabas velho corrupto da vida pública brasileira, favor verificar seu passado no INSS, para quem duvida, mas escrevia um dos associados do Consórcio Nordeste, sem pudor ou nada que conduza a decência põe-se a atacar uma vez mais Bolsonaro!

Para este sujeito Flávio Dino não há outra via: preciso lembrar de Marco Túlio Cicero, no tão atual ano de 63 a.C. quando se insurge contra a corrupção proposta por Lúcio Catilina, e lembra ao mesmo em pergunta a respeito de até quando ele abusaria da paciência dos pares, porquanto a conspiração dele já tinha sido dominada pelos que já a conheciam!

Nada mais atual que um Supremo que condena a moça do batom a 14 anos e a modestos seis anos o comprador de armas do PCC!

A GRANDE QUESTÃO É SABER QUANDO Lúcio Dino será calado! Alguma luz no fim do túnel?

GONET EM ARAUCÁRIA

Paulo Gonet, um dos algozes da democracia brasileira, e em especial de Jair Bolsonaro e outros Réus, inclusive um general 5 estrelas, no caso, Augusto Heleno, que sempre foi primeiro lugar em todos os concursos das Forças Armadas e da sua vida acadêmica, estará hoje em Araucária ministrando palestra magna.

As perguntas que poderiam rechear o evento passam pela conduta da PGR, no despropositado momento pelo qual passa o país, mas a não menos importante é: foi sócio do Gilmar Mendes? Não é mais? Por quê?

O CHORO DE LINDBERGH

Como as redes sociais e a inventividade das pessoas associada à alta tecnicidade aplicável à espécie, não sei dizer se as imagens que pululam nas redes sociais refletindo o choro do consorte de Gleisi da Sapucaí são verdadeiras. Mas assistir a um dos mais fanáticos bajuladores do baixo ventre do Velho da Lancha, nominado Lulle, ah, isto não tem preço…

PEC da Blindagem

Vivêssemos em uma efetiva democracia, e discutir blindagem para um dos poderes, certamente seria um enorme despropósito. Ocorre que a democracia brasileira é uma fraude, porquanto ela só se aplica – como bem demonstra o Lúcio Flávio, ou melhor dizendo, Flávio Dino – aos apaniguados do consórcio Supremo-Lulle.

Bem assim, aquilo que aparentemente é imoral, em qualquer benefício certamente sempre sê-lo-á. Nesta etapa, aparece como uma salvaguarda mínima aos parlamentares que são perseguidos e punidos de forma sordidamente parcial pelo Supremo Tribunal. Quando um Tribunal tem um consórcio de inquisidores, e não uma Constituição de julgadores, a população precisa ser protegida, e no meu entendimento pessoal, esta proteção em face da anormalidade do Judiciário maior é suportável. Entendo nesta etapa que mais importante do que suportar legisladores ladravazes e marginais que porventura estejam no espectro da direita, porquanto ladravazes marginais já figuram na República Lulle X Supremo, é manter livres os corretos e honestos que tentam fazer oposição nesse momento tão duro da vida pública brasileira.

Reitero que tenho consciência de que na direita, também existem patifes e ladrões do dinheiro público, mas como Lombroso sempre explicou, o índice de bandidos é de cerca de 10%. Pois vou dar uma lambuja: que cheguemos aos vinte, ainda assim há que prevalecer que entre os males, há que se optar pelo menor.

E A CPI DOS DESCAMISADOS PELOS POLÍTICOS LADRAVAZES (É DOS APOSENTADOS, QUE CHAMA)?

Em primeiro lugar, devo reafirmar posições históricas, na medida em que sempre achei o senhor Paulo Pimenta o suprassumo da escória esquerdista neste país. Aliás, em homenagem ao primo gaúcho dele que afirma que levou boa família num espólio lá no velho Rio Grande.

Todavia, como todos os brasileiros, estou atento a esta que pode ser a última das comissões mistas de inquérito em à qual ainda resida esperança e expectativa do povo brasileiro. Pois, exatamente nesta tarde de quinta-feira (18), o senhor ex-Ministro Paulo Pimenta, por ocasião do depoimento de Mandrake (um pato branquense milionário nominado Nelson Willians) faz referência direta e pessoal ao ex-Ministro Ricardo Barros.

Não antecipo juízo de valor, até porque ao longo do tempo já dei inúmeras demonstrações de amizade a Ricardo. Até por lealdade ao pai dele, de quem sempre fui admirador.

Todavia, aguardo – por respeito, inclusive – uma explicação pública e detalhada, na medida em que ainda que Pimenta não mereça credibilidade, a acusação foi profunda.

REGIONAIS

E A CAMPANHA DE 2026, JÁ COMEÇOU?

Não há a menor dúvida que sim, e nesta quarta-feira (17), dois novos nomes vieram a público, a saber, a respeitadíssima figura da ex-Governadora Cida Borghetti, e o jovem representante do Missão, Luiz França. O último, que me perdoem o trocadilho, tem a missão de consolidar o ideário de uma parte relevante da juventude.

Confesso que tenho simpatia por essa moçada, porquanto eles têm garra e lutam – e muito – com seus próprios meios. Com estes, aumenta em muito o número de nomes à disposição da população.

No campo oficial, a semana ofereceu um acréscimo à campanha de Alexandre Curi. Da turma de acolá, o vento sopra, inclusive com apoio das pesquisas, em favor de Maurício Requião.

Com a confirmação do desconhecido para muitos, não para mim, França, há uma diáspora crescente no ramo daqueles que se outorgam à condição de representantes da direita. Assim, a audiência na Assembleia Legislativa, que reunia a um tempo Chiquini, Arruda e Paulo Martins, o que seria absolutamente natural, considerando a união de ideias dos três nominados, tornou-se alvo da ira e dos ataques sabe de quem? Como diria Luiz Roberto da Globo. Sabe de quem?

Exatamente, do menino do Missão, que entendeu produtiva a briga. Pois muito bem, num outro canto da Assembleia há quem diga que flagrou Chiorato e seu time rindo a bandeiras despregadas.

Me parece – e eu repito, a palavra açodamento – que o açodamento desfavorece quem é obrigado a buscar lume e um lugar ao sol. Todavia, encontro explicação: todos eles buscam um lugar ao benfazejo sol da vida pública.

De qualquer maneira, “la nave va”.

E NO TERREIRO DO PODEMOS, TUDO PODE?

De repente, Álvaro Dias, que reinava absoluto correndo na raia de dentro, leva um chambão de um potrilho novo que, enxuto e em forma, atropela sob a chibata da Presidente Renata.

Pois não é de ver que eu soube que o Francischini está indo com mais alguns para o Podemos? Eu não sei se isto corresponde à verdade, e mais: como vai se comportar o velho cacique que preparava retorno à vida pública.

O fato é que o Podemos já teve decepções amargas na eleição municipal de 2024, quando bateu palma pra maluco, que convenhamos, de maluco não tem nada.

Agora, pode se tornar uma nova frente ampla, e como sabemos, frente ampla tem um problema mortal na política, porquanto não tem identidade.

E O PORTO DE PARANAGUÁ?

Na medida em que se aprofundam as questões, investigações, informações, aparece o Porto de Paranaguá como uma porta de entrada para ações de narcotraficantes. É preciso, todavia, tratar desse assunto com a cautela necessária.

Nem imagine o leitor que desejo absolver quem quer que seja, pelo contrário, insisto: há que investigar com profundidade.

Todavia, há que lembrar que de há muito, as quadrilhas buscam construir as chamadas empresas de fachada, e com capital social e qualificação para atuar de forma lícita nos diferentes mercados.

Trato, portanto, de não condenar adredemente quem quer que seja, o que é o mínimo que se espera de colunismo sério; todavia, entendo obrigação primária do Governador do Paraná, que é candidato viável à Presidência da República, aprofundar as investigações e não deixar pedra sobre pedra, antecipando-se até mesmo à Polícia Federal; pelo próprio bem do extremamente bem-sucedido governo dele.

E A CELEPAR, HEIN?

Não para de fazer vergonha. Agora, teve um contrato com o Google suspenso. Lastimável.

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI: 

Oro pelas empresas que não cuidaram de sua proteção em relação à LGPD. O Paraná inteiro vai ter problemas. Graves. Amém.

Facebook
WhatsApp
Telegram