Foto: Gilson Abreu/SECOM
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, realizou na manhã desta segunda-feira (30/6) uma reunião com todo o secretariado municipal para apresentar um balanço dos primeiros seis meses de sua gestão à frente da Prefeitura. O encontro também serviu para alinhar ações conjuntas, estabelecer metas para o próximo semestre e reforçar o compromisso com o plano de governo.
Durante a reunião, os secretários compartilharam experiências e apresentaram as principais entregas e resultados de cada pasta. O prefeito comemorou os avanços obtidos em áreas estratégicas e destacou o perfil técnico e comprometido da equipe.
“Conseguimos, com o nosso secretariado, reunir uma equipe que alia o conhecimento técnico com um olhar de cuidado com Curitiba. Entregamos o Vale-Creche, o Tarifa Zero a Caminho do Emprego, criamos o Curitiba de Volta ao Centro e diversas outras ações que realmente melhoram a vida do curitibano”, afirmou Eduardo.
Entre os programas destacados está o Vale-Creche, que oferece um voucher para que famílias com crianças de 0 a 3 anos possam matriculá-las em instituições privadas de ensino, enquanto aguardam vaga na rede municipal. Outra ação de impacto social é o Tarifa Zero a Caminho do Emprego, que garante passagens de ônibus gratuitas para candidatos encaminhados pelo Sine a entrevistas de emprego.
Também foi citada a implantação do Curitiba de Volta ao Centro, um plano de revitalização da região central da cidade, com ações integradas de urbanismo, segurança, cultura e desenvolvimento econômico.
Além dos programas sociais, o prefeito destacou a entrega de 157 novos ônibus para a frota do transporte coletivo, a contratação de 406 novos professores para a rede municipal e a abrangente Campanha de Vacinação contra a Gripe 2025, com aplicação de doses em 109 unidades de saúde e pontos estratégicos como Ruas da Cidadania e supermercados.
Outras ações relevantes do semestre incluem a sinalização de todos os 155 pontos de radar da cidade, a intensificação do combate à dengue — que reduziu em 12 vezes os casos registrados na capital — e o avanço do Programa 500 mil Árvores, que já ultrapassou a marca de 88 mil mudas plantadas.
Segundo o prefeito, os resultados positivos são fruto de um trabalho pautado no diálogo e no planejamento. “Nós temos acompanhado o andamento dos trabalhos em cada secretaria, tendo sempre nosso Plano de Governo como base”, concluiu.
A expectativa da gestão é manter o ritmo de entregas e ampliar os resultados ao longo do segundo semestre e nos próximos anos.