Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A Seleção Brasileira volta a campo nesta terça-feira (10) com um objetivo claro: garantir sua vaga na Copa do Mundo de 2026. Para isso, o time comandado por Carlo Ancelotti enfrenta o Paraguai, às 21h45 (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.
Na véspera da partida, o treinador italiano concedeu entrevista coletiva e destacou a qualidade do adversário, que ocupa a terceira posição na tabela, com 24 pontos — dois a mais que o Brasil, que está em quarto lugar, com 22. Segundo Ancelotti, o Paraguai é uma equipe “sólida e bem organizada”, com jogadores que podem fazer a diferença.
A novidade na escalação brasileira é o retorno de Raphinha ao time titular. O atacante, que cumpriu suspensão no empate contra o Equador, foi elogiado pelo comandante.
“Raphinha mostrou na última temporada que é um dos melhores jogadores neste momento. Sua presença é muito importante para a mobilidade ofensiva da equipe”, disse Ancelotti.
Com ambiente descrito como “motivado e profissional”, o técnico reforçou a confiança no grupo e avaliou que os quatro dias de preparação desde o último jogo foram suficientes para montar uma equipe competitiva.
Temos os recursos e as condições para fazer um bom jogo. É um ambiente novo para mim, mas existe tudo para haver êxito”, afirmou o treinador.
Para se classificar já nesta noite, o Brasil precisa vencer o Paraguai e torcer por uma vitória do Uruguai sobre a Venezuela. Caso uruguaios e venezuelanos empatem, a Seleção dependerá de um triunfo da Argentina sobre a Colômbia.
A expectativa é de casa cheia em Itaquera, com mais de 40 mil torcedores presentes. Por orientação da organização, não será permitida a entrada de público com camisas de clubes.
A Argentina, com 34 pontos, é a única seleção sul-americana já garantida no Mundial de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá. O Brasil busca nesta noite dar um passo definitivo rumo à sua 23ª participação consecutiva em Copas do Mundo.