Quem me acompanha sabe, e bem, que tenho o sonho de ver, e mais que isto, de participar de uma campanha presidencial, em que seja efetivo candidato, um paranaense!
Vejo e mais que ver, tenho convicção que este sonho pode se tornar realidade em 2026!
Acompanho a carreira, e antes disto a história pessoal de Carlos Roberto Massa Junior desde o tempo em que, calças curtas morava em Santa Felicidade, e trabalhador que sempre foi, vendia a Gazeta aos domingos para ganhar um reforço de caixa! Logo adiante passou a ajudar o pai na área radiofônica da família em São Jose dos Pinhais, onde fez de um tudo desde área técnica à locução!
Iniciada a carreira política, sua verdadeira vocação, não mais parou e tornou-se o Governador que orgulha aos paranaenses, mesmo aqueles que como eu, já estiveram em campo oposto, mas que reconhecem o profícuo trabalho que ao lado de sua equipe desenvolve nesta etapa!
CANDIDATO?
Acompanho o trajeto de Junior como chefe de estado, e reconheço que ele tem o equilíbrio necessário para ouvir e decidir com visão de homem de Estado. Ocorre, que parcela relevante de pessoas duvidaram de sua competência, porque ele opta pelo estilo simples e popular de se comunicar e ser! Ocorre que isto não pode ser motivo para subestimar o preparo que o político construiu ao longo do tempo, que passou desde a formação em temporada espanhola de estudos, mas sobretudo na sua já longa trajetória política seja em Brasília, seja no Paraná!
Ao contrário do habitual, talvez pela sua juventude e ou certamente pelo desejo de seguir em frente, o sentimento coletivo é que o segundo governo, é melhor que o primeiro. Talvez seja o fato, de que colhe frutos do que adredemente foi estruturado!
Por exemplo, obras como a famosa e decantada ponte de Guaratuba amadureceu como projeto e virou realidade, e a modernização maravilhosa do litoral. Outros tantos setores do Estado vivenciam a proatividade do administrador e o sentimento é altamente positivo, o que aliás é atestado pelas pesquisas e resultados eleitorais de 2024!
CERTAMENTE
Estabelecido o fato irretorquível que o Governador se credenciou para a corrida presidencial observado o critério meritocrático, cabe analisar a possível candidatura sob a ótica de oportunidade política.
Creio que neste viés não há como discordar que tempo mais oportuno não acontecerá tão cedo. Isto posto, resta saber como comportar-se-á o atual partido político do futuro candidato e mais, quais serão as demais siglas que incorporar-se-ão ao projeto. Leio que existe até mesmo a hipótese de o PL contribuir com a presença da senhora Michele Bolsonaro. Neste ponto uma rápida análise do comportamento do time jurídico de exceção que responde sobre a nominata de Supremo Tribunal Federal e suas decisões políticas: o senhor Jair Bolsonaro, ao que tudo indica continuará inelegível em 2026, o que dá supedâneo relevante para a composição com a esposa dele na figura de Vice!
Além desta suposição existem tantas outras de igualitária importância e com efetiva possibilidade de concretização. Não me escapa, todavia, que o atual partido do Governador é em parcela relevante, base do atual federal e que a viabilização do projeto pode eventualmente exigir outra sigla. Óbvio que o ideal seria isto, mas convenhamos projeto ousado nem sempre é embasado no ideal.
O que é relevante é destacar que o projeto Carlos Roberto Massa Junior é viável, e tem apoio forte Brasil afora!
A MUDANÇA EM 2026 ACONTECERÁ
Confesso que ainda tenho esperança que Lulle deixe a presidência ainda em 2025, e enfatizo que não desejo nenhum mal a pessoa física do cidadão Inácio, mas o dia a dia e suas manifestações neste dia a dia demonstram a evidenciada falência da capacidade cognitiva e o descontrole verbal que demonstra a inviabilidade de sua manutenção no comando de um País que exige um chefe de estado dinâmico, ágil e propositivo!
Não se trata tão somente das pautas esquerdopatas e ineptas portanto! Muito ao revés desta simplória visão trata-se de uma visão macro de estado, que Lulle deixou de ter ou nunca teve, mas que em tempos de agora deixa a falência de seu pensar o estado à mostra!
A grande questão que merece relevância nos remete a proposta de País! Quando este senhor fala, repete-se na linguagem de incompetente que de fato o é, mas sobretudo a linguagem selvagem da vingança!
O ódio manifestado livremente tão somente reflete o que lhe vai na alma. Ameaça, espumando raiva, expondo a bile alcoólica, e sempre que lhe é possível ataca a família como conhecida pelos brasileiros, enfatizando a traição a patifaria que lhe vai na alma perdida! Sorrateiro, cheio de malévolo sorriso!
A ESPERANÇA
Como escrevi no início a mudança efetiva conforme manda a lei virá certamente em 2026, mas seria muito positivo para o País que a mudança de comando acontecesse na forma legal, com a saída do atual chefe de estado, seja por razões médicas, o que parece absolutamente adequado nesta etapa, ou até mesmo pelo processo de impedimento, porquanto razões para ambas as soluções sobejam. Claro, neste caso a presidência seria ocupada pelo atual vice-presidente!
O INÍCIO NAS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS
Como de fato as administrações municipais estão no seu primórdio, creio ser de bom tom e mais adequado, aguardar permitindo aos novos administradores que possam colocar a sua administração em pá! Nos municípios onde houve recondução pela vontade popular entendo que tudo vai bem, ou pelo menos assim é visto pela maioria popular, e há que concordar pois assim é a democracia. Os desafios são muitos, e só aumentam na medida em que a concentração urbana é tendência mundial! A busca de solução mediata e imediata é o gigantesco desafio das administrações municipais!
POLÍTICA ESTADUAL
Se a caminhada do Governador rumo a 2026 parece clara a sua sucessão não tem ainda uma leitura simples! As pesquisas indicam o Senador Sérgio Moro como forte no espectro mais à direita! Os bolsonaristas e a direita do equilíbrio gostam e muito da dobradinha Paulo Martins e Cristina Graeml, ele para o Governo ela para o Senado. No Palácio há sempre a lembrança de Darcy Pianna, que é unanimidade face a sua conduta irrepreensível que só causa admiração e respeito! Quem também está trabalhando e muito para suceder o Governador é o Secretário Guto Silva que realiza trabalho profícuo no planejamento do Paraná do futuro e tem encorpado seu nome! Também é indicado o futuro Presidente da Assembleia Alexandre Curi, que se demonstra sempre amigo leal dos amigos! No espectro da esquerda não há nome mais citado que o de Ênio Verri, que aliás já vem fazendo campanha pelos municípios a fora!
Claro vale lembrar que “ainda é cedo”, mas os pré-candidatos estão na época de plantio.
VAGA JUDICIALIZADA
A Assembleia deu posse festiva para o senhor Jairo Tamura que voltou ao PL no dia 9 de dezembro de 2024! A posse será contestada judicialmente pelas inúmeras razões que justificam a dita judicialização! Aguardemos!
Licitação
Conforme o IMPACTO PR. publicou na edição anterior as agências Lua, Trade e Candy Shop irão realizar a divulgação dos atos da assembleia em 2026 de R$ 38 milhões.
ORAÇÃO DE OGIER BUCHI
Senhor me de paciência para lidar com os traíras! Amém