A corrida pela Prefeitura de Curitiba está acirrada, de acordo com a pesquisa Quaest encomendada pela RPC. Os dados, divulgados neste sábado, revelam que Eduardo Pimentel (PSD) lidera a disputa com 26% das intenções de voto, seguido por Cristina Graeml (PMB) com 21%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados.
Luciano Ducci (PSB) aparece em terceiro lugar, com 18%, também em um empate técnico com Graeml. A pesquisa sugere um cenário potencial para um segundo turno entre Pimentel e Graeml, caso as tendências atuais se mantenham até a eleição.
O quadro eleitoral se completa com Ney Leprevost (União), que registra 12% das intenções de voto, enquanto os demais candidatos apresentam índices mais modestos: Roberto Requião (Mobiliza) e Luizão Goulart (Solidariedade) com 3% cada, e Maria Victoria (PP) e Professora Andrea Caldas (PSOL) com 1% cada. Samuel de Mattos (PSTU) e Felipe Bombardelli (PCO) não pontuaram.
Ainda, 2% dos entrevistados se mostraram indecisos, e 13% afirmaram que pretendem votar em branco, nulo ou não votar.
Cenário estimulado
- Eduardo Pimentel (PSD): 26%
- Cristina Graeml (PMB): 21%
- Luciano Ducci (PSB): 18%
- Ney Leprevost (União): 12%
- Roberto Requião (Mobiliza): 3%
- Luizão Goulart (Solidariedade): 3%
- Maria Victoria (PP): 1%
- Professora Andrea Caldas (PSOL): 1%
- Samuel de Mattos (PSTU): 0%
- Felipe Bombardelli (PCO): 0%
- Indecisos: 2%
- Branco/nulo/não irão votar: 13%
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de outubro, com uma amostra de 1.002 eleitores com 16 anos ou mais. O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-04399/2024, apresenta uma margem de erro máxima de três pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.