Ministro André Mendonça, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná

Em uma cerimônia realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná. A honraria, proposta pelos deputados Alexandre Curi (PSD) e Alexandre Amaro (Republicanos), foi oficializada pela Lei n° 21.775/2023, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Em seu discurso de agradecimento, André Mendonça expressou profundo apreço pelo Paraná, Estado onde iniciou sua carreira na Advocacia Geral da União, em Londrina. “Eu tenho um orgulho do Paraná, dos meus filhos serem paranaenses, e posso dizer que, de certa forma, a minha carreira foi construída também neste Estado. Ser cidadão paranaense traz uma nova responsabilidade. Espero agora, como representante do Estado, bem desempenhar esse papel,” afirmou o ministro.

Os deputados Curi e Amaro destacaram a contribuição significativa de Mendonça ao Estado e ao país. “Esta é uma justa homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, que por sete anos viveu no Paraná e ajudou muito no desenvolvimento daquela região e do Estado,” disse Curi. Amaro acrescentou que “o combate à corrupção e ao crime organizado o tornou referência e um exemplo para as próximas gerações.”

A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSD), e o senador Sérgio Moro (União-PR). “Esta é uma propositura aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais a uma figura que realmente merece o nosso respeito,” destacou Traiano.

Natural de Santos, São Paulo, André Mendonça formou-se em Direito em 1993 e é advogado da União desde 2000. Em 2021, tomou posse como ministro do STF. Além de sua carreira no serviço público, Mendonça possui um extenso currículo acadêmico, com especialização em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado e doutorado pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Ele também atuou como pesquisador e professor visitante nos Estados Unidos.

Com a nova cidadania honorária, André Mendonça reforça seus laços com o Paraná e assume a responsabilidade de representar e contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Estado e do país. “O Paraná, ao longo de sua história, sempre prestou homenagem a figuras nacionais. Nada melhor do que fazermos esta sessão solene que louva a trajetória do ministro André Mendonça,” concluiu o deputado Traiano.

Facebook
WhatsApp
Telegram