As vezes sou obtemperado por amigo que me é muito caro, e credor de meu respeito e gratidão! Trata-se de Alberto Sabino, que durante vários anos foi o CEO do Grupo Massa e com quem convivo há muitos e muitos anos, em especial, ao lado de Antônio Cioni, outro amigo-irmão!
Pois Alberto reclama que me aprofundo em divagações filosóficas nesta coluna e por vezes me afasto da tão fundamental e relevante análise do dia a dia!
Creio que ele tem integral razão posto que as pessoas querem mais objetividade na comunicação, seja ela escrita ou não!
Todavia, esta semana exige uma reflexão mais aprofundada do que ocorre na Pátria, exatamente em termos de comunicação, esta, a que me proponha analisar a do partido oficial o politburo petista!
Semântica diz respeito entre os signos e o real, isto é, os objetos significados. Seus conceitos centrais são o próprio significado, a referência: a relação entre o signo e o objeto, e a verdade!
O leitor mais atento há de lembrar que está na boca de qualquer apedeuta de esquerda, inclusive desta figura Janja da Silva, o vocábulo “ressignificar”!
SIGNIFICA DAR NOVO SENTIDO!
Valho-me da ciência, portanto, no caso da ciência da linguagem, para iniciar com as de janeiro pelo atual Presidente e seus companheiros de ação político partidária como sejam ministros do supremo tribunal federal (os presentes a pantomima, porquanto 4 deles se preservaram do ridículo) governadores e demais políticos que se prestaram ao ato que foi chamado com propriedade pelo Senador Mourão de chanchada!
Que ninguém se engane porquanto o movimento tem objetivo e o uso da agressão vil a semântica tem dois alvos. Um o mais imediato e o desvio de foco em relação ao ano na história do Brasil como nação, como tempo absolutamente perdido sob o ponto de vista de política de estado com vezo na esfera de infraestrutura, na visão de crescimento econômico do estado brasileiro. E outra visão, esta sob o ponto de vista da criação da versão, a dita ressignificação de uma autentica e sórdida armação como sendo um marco de liberdade na política. Pois o tempo vem provando bem o oposto, com a desmoralização diuturna da versão e sobretudo de quem a sustenta sejam ministros de corte superior, sejam os políticos como Lulle, Randolfe e demais que aos poucos vão sendo destroçados pelo mundo real!
O mais lúcido entre os políticos de nomeada, Aldo Rabelo, foi extremamente feliz do alto de sua longa trajetória de homem de esquerda, desqualificando a versão, a ressignificação, reduzindo-a ao que de fato foi: ação circense que reuniu uma malta de contratados e que foi engrossada por idiotas com iniciativa!
E O LEWANDOWSKI?
Como já era de sapiência pública Lulle não inovou! Pelo contrário continua aparelhando o Estado brasileiro com servidores históricos do PT. No caso do aposentado nomeado ontem trata-se de escolha cirúrgica e efetiva para a implantação da ditadura de esquerda togada.
Enquanto Ministro nomeado por Dna. Marisa Leticia, a pedido de sua genitora o Lewandowski não tergiversou muito menos decepcionou! Foi fidelíssimo não importando o sujeito ou o delito. Desde que fosse vermelho 13 lá estava a tese absolutória escrita com denodo e esforço semântico. No mensalão por exemplo só ele e Toffoli votaram pela absolvição dos petistas acusados de crimes diversos.
Atingiu seu ápice, sua gloria para a toga de esquerda quando esgrimindo sua caneta na vigésima quinta hora absolveu Dilma e resgatou seus direitos políticos, enfrentado peito aberto a Nação e o Congresso Nacional. Sem embargo, um homem muitíssimo preparado de brilhante currículo, e diferente dos demais que hoje militam no STF como escrevi muito corajoso e habilidoso. Tudo aquilo que Dino não conseguiu com sua ignorância e indiscutível truculência de herdeiro rico do Norte, Lewa implantará. Quem viver viverá a ditadura de esquerda na plenitude!
LULLE E O BOTÃO.
As atitudes do ainda Presidente Lulle demonstram com clareza hialina o seu pouco apreço, seu desprezo absoluto a opinião pública.
Obnubilado pela ingesta de álcool e talvez até mais do que isto, pela insensatez de quem o cerca e endeusa, mitifica e trato como se imperial fosse, o enano do agreste, descumpre a olhos vistos todos os seus compromissos pré-eleitorais e ninguém da mídia ou da classe política desnuda o Rei Enano, o Lulle!
Com efeito, isto ocorre por várias razões, mas certamente a principal delas é a natureza de nosso miscigenado povo. Um povo em coragem para lutar pelos seus direitos constitucionais e sobretudo para exigir um mínimo de seriedade e compromisso para sua classe política. Pusilânimes é o que somos. O Alexandre bateu o pé é nós povo brasileiro nos comportamos como cadelinhas no cio!
AH, AS FÉRIAS CHEGARAM!
Com as férias, um desejo de cada cidadão e seus familiares começa a tomar corpo: viajar para descansar a cabeça e, se possível, o corpo. Consequentemente, o setor turístico começa a aquecer os motores para oferecer as melhores opções para a estação. No Paraná, não é diferente.
O setor turístico do Paraná já havia iniciado os trabalhos para o ano de 2024 em junho de 2023, com a realização da Expo Turismo Paraná, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). Como informa o site da Expo Turismo Paraná (https://www.expoturismoparana.com.br), o evento recebe as principais entidades do Turismo regional e nacional em formato de eventos paralelos, sediando encontros de secretários de turismo, divulgando tendências, entre outras ações.
Para situar o leitor sobre o que foi feito pelo Governo Estadual em favor do setor de turismo, é importante lembrar que no evento do ano passado, além das empresas do setor, também marcaram presença, entre outras autoridades, os representantes de diversas cidades paranaenses, o Vice-Governador Darci Piana, o Secretário Estadual de Turismo Márcio Nunes que, na abertura do evento, ressaltou os investimentos do Estado para melhorar a infraestrutura, treinamento e capacitação, além de ações de divulgações. Destaco a fala do Vice-Governador Darci Piana, que lembrou dos investimentos na modernização e ampliação do aeroporto de Foz do Iguaçu, infraestrutura rodoviária, dos Portos de Paranaguá e em Matinhos e Guaratuba.
Os investimentos estaduais na infraestrutura junto ao litoral foram os mais comentados no ano de 2023, principalmente por causa da Ponte de Guaratuba. Aliás, não é por estarmos em período de férias que o Governo estadual deixou de dar atenção ao litoral: no último dia 10/01/2024, a obra da Ponte de Guaratuba-Matinhos recebeu nova balsa de apoio marítimo, que fará o abastecimento das frentes de serviços no transporte, equipes de execução, concreto, armações, pré-moldados e equipamentos. Até o momento, apenas para a obra da Ponte de Guaratuba, já foram investidos R$ 11.640.065,35.
Não é demais afirmar que a importância da Ponte de Guaratuba vai além do turismo, mas impactará a vida dos residentes da cidade litorânea na baixa temporada: os moradores não serão mais dependentes exclusivamente do ferry boat para irem a Paranaguá, e o acesso à cidade ficará mais fácil para quem precisa vir a Curitiba pela BR-376.
A Secretaria de Esportes também tem seu papel dentro dos investimentos indiretos, para o Verão Maior Paraná: foram instaladas arenas esportivas por seis praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, e outras duas em Porto Rico e São Pedro do Paraná, na Costa Noroeste do Estado. Os locais são voltados para a recreação dos veranistas e também devem receber, ao longo da temporada, cerca de 30 eventos especiais com atletas e ex-atletas profissionais.
Não é demais ressaltar que muitos investimentos em infraestrutura foram realizados ao longo da gestão, como o Vice-Governador Darci Piana fez questão de ressaltar na Expo Turismo do ano passado. Afinal, de que adianta termos locais turísticos atrativos, se não tivermos infraestrutura para receber os visitantes?
A estrutura montada pelo Governo do Estado na Costa Noroeste do Estado, em Porto Rico e Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná, inclui quadras para a prática de esportes, atividades de recreação e espaço de descanso, além de reforço na segurança e, pela primeira vez, shows com artistas locais nos fins de semana.
O turismo paranaense só tende a crescer: em novembro do ano passado, os deputados estaduais aprovaram um pacote de ações com que pretende incentivar o turismo e melhorar a infraestrutura turística no Paraná. Os três projetos de lei do Governo criam os programas Paraná+Viagem, Paraná+Eventos e Paraná Turismo+Infra. O objetivo, segundo o Poder Executivo, é ampliar a participação dos 399 municípios no turismo, modernizar a infraestrutura e viabilizar o acesso da população vulnerável a espaços turísticos.
O Paraná+Viagem, previsto no projeto de lei 437/2023, visa o incentivo ao turismo regional e a inclusão social, ampliando o consumo interno e fomentando a qualificação dos produtos paranaenses, impulsionando a economia de forma integrada, sustentável e responsável. Para isso, prevê o repasse de recursos para os municípios para promover viagens rodoviárias para parcelas da população paranaense que têm menos oportunidade de viajar.
Há um motivo para parabenizarmos o Governador e sua equipe da Secretaria de Turismo: o índice de atividades turísticas do Paraná, que compõe o segmento e a PMS, teve o terceiro melhor resultado do Brasil no ano, com aumento de 12,7%, atrás apenas de Minas Gerais (17,1%) e Bahia (13,7%). A média nacional foi de 7,9% no período.
ORAÇÃO DE OGIER BUCHI:
Senhor, Lewandoski?? É sério, isso? Tenha piedade de nós!