Ratinho Junior participa de ato pró-Bolsonaro em SP antes de embarcar para missão oficial nos EUA

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), participou neste domingo (6), em São Paulo, de um ato promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista em defesa da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Ao lado de outros seis governadores, Ratinho também posou para fotos com o ex-presidente e fez declarações classificando as punições aplicadas aos envolvidos como “descabidas” e fruto de “perseguição política”.

A presença no evento marca uma mudança de postura do governador paranaense, que não havia comparecido à manifestação semelhante realizada em março, no Rio de Janeiro. Na Paulista, Ratinho dividiu o palanque com os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO), Mauro Mendes (MT), Jorginho Mello (SC) e Wilson Lima (AM). Todos são nomes ventilados como possíveis candidatos à Presidência em 2026, cenário em que Ratinho também é citado como pré-candidato.

Durante o ato, o governador afirmou que “anistiar os envolvidos no 8 de janeiro é uma forma de pacificar o país” e que “não se pode aceitar condenações de 14 ou 17 anos para pessoas que não ofereceram risco à democracia”. A manifestação contou com faixas, cartazes e críticas direcionadas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator dos processos sobre os atos golpistas.

Agenda internacional

Foto: Jonathan Campos/AEN

Logo após o evento, Ratinho Junior embarcou para os Estados Unidos, onde cumpre agenda oficial por duas semanas. A missão inclui reuniões com empresários, visitas técnicas a empresas de tecnologia e segurança pública, além da participação no NAB Show, a maior feira mundial de radiodifusão, que acontece em Las Vegas.

Convidado pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), o governador inicia a viagem justamente em Las Vegas, onde também se reunirá com representantes da Abert, da Abratel e com Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina. O encontro visa fortalecer as parcerias já iniciadas entre o governo paranaense e a empresa, que incluem soluções públicas com uso de inteligência artificial.

Na sequência, Ratinho visitará a sede da Axon Enterprise, fabricante de equipamentos de segurança, como armas não letais. O Paraná adquiriu recentemente 1.400 unidades de teasers da empresa, num investimento de R$ 24,6 milhões. O objetivo da visita é conhecer novas tecnologias e alinhar o cronograma de entrega.

Já em Washington, capital dos EUA, o governador se reúne na sexta-feira (11) com Amy Radetsky, secretária Adjunta Interina para a América do Sul do governo norte-americano, para discutir segurança regional, investimentos e ações na Tríplice Fronteira.

A agenda segue até o dia 14 de abril e também inclui reuniões com executivos da MSC Cruzeiros, em Miami, e encontros com autoridades locais em Orlando, como o prefeito Buddy Dyer e o prefeito do Condado de Orange County, Jerry Demings. O Paraná busca ampliar as relações comerciais e turísticas com os Estados Unidos, especialmente após o sucesso da última temporada de cruzeiros no Porto de Paranaguá, que movimentou mais de 19 mil pessoas.

Facebook
WhatsApp
Telegram