Ratinho Junior anuncia novos secretários para Indústria e Trabalho no Paraná

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou nesta segunda-feira (31) duas novas nomeações para o secretariado estadual. O ex-deputado federal Marco Brasil (União Brasil) assumirá a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), enquanto o deputado estadual Paulo Rogério do Carmo, conhecido como Do Carmo (União Brasil), ficará à frente da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (Setr). As nomeações serão oficializadas nos próximos dias por meio do Diário Oficial do Estado.

Novo secretário da Indústria, Comércio e Serviços

Marco Brasil tem uma trajetória consolidada como locutor de rodeios há mais de 20 anos e também já atuou como apresentador de televisão. No cenário político, foi suplente e exerceu o mandato de deputado federal entre 2019 e 2022, retornando à Câmara em 2023, onde permaneceu até março deste ano.

À frente da Seic, Brasil terá o desafio de dar continuidade ao crescimento dos setores produtivos do Paraná, que nos últimos anos têm superado a média nacional. A pasta é responsável por formular políticas públicas que incentivem o desenvolvimento industrial, comercial e de serviços, em parceria com entidades governamentais e privadas.

A secretaria também coordena a Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Estado. Desde 2019, a iniciativa viabilizou mais de R$ 300 bilhões em investimentos privados para o Paraná, fortalecendo a economia local e impulsionando novos negócios.

Do Carmo assume a Secretaria do Trabalho

Natural de Maringá, Do Carmo é empresário, advogado e pós-graduado em Direito Aplicado. Antes da carreira política, atuou como policial militar. Ele foi vereador de Maringá entre 2017 e 2018 e eleito deputado estadual em 2018, sendo reeleito em 2022. Durante seu mandato na Assembleia Legislativa, destacou-se como presidente da Comissão de Revisão e Consolidação Legislativa e vice-presidente das comissões de Educação e Igualdade Racial.

Agora, à frente da Setr, Do Carmo terá a missão de manter e ampliar os programas de empregabilidade do Paraná. Em 2024, o estado registrou a menor taxa de desemprego de sua história, atingindo 3,3%, nível considerado pleno emprego. No mesmo ano, foram geradas 128 mil novas vagas de trabalho, posicionando o Paraná como o quarto estado que mais criou empregos no Brasil. Somente nos dois primeiros meses de 2025, o saldo foi de 55 mil novos postos de trabalho.

Além disso, o Paraná se destaca pelo maior salário mínimo regional do país, reforçando sua posição como um dos estados com melhores condições para trabalhadores e empregadores.

Com essas novas nomeações, o governo Ratinho Junior busca fortalecer as áreas estratégicas da economia e do trabalho, garantindo a continuidade das políticas que têm impulsionado o desenvolvimento do Paraná.

Facebook
WhatsApp
Telegram