Quem deseja trabalhar na Prefeitura de Londrina tem uma ótima oportunidade para ingressar no serviço público municipal. A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) publicou, na segunda-feira (04/3), os editais 23, 24 e 25 do concurso público voltado à contratação de profissionais de quase 70 especialidades, indo do ensino fundamental ao superior. Estão disponíveis oportunidades para agente de combate às endemias, agente condutor funerário, fiscal do Município, técnico de Gestão Pública, jornalista, fisioterapeuta, cardiologista, clínico geral, dermatologista, contador e auditor fiscal de tributos, entre diversos outros cargos. Os salários vão de R$ 2.297,04 a R$ 10.332,16.
Os documentos completos, com todas as informações, podem ser acessados aqui. As inscrições para todos os cargos serão abertas às 10h da próxima sexta-feira (08/3). Porém, enquanto os editais 23 e 24 admitem inscrições até as 17h do dia 4 de abril, os interessados em concorrer aos cargos do edital 25 podem se inscrever até as 17h do dia 11 de abril.
Além disso, é importante destacar que os procedimentos estão sob responsabilidade de duas bancas diferentes. No caso dos editais 23 e 24, quem está organizando o concurso é a Fundatec e, portanto, as inscrições devem ser efetuadas pela página https://www.fundatec.org.br/. Já o edital 25 está a cargo da Fafipa, e quem desejar se inscrever precisa acessar o website https://www.fundacaofafipa.org.br/.
Para todos os cargos, as provas serão realizadas no dia 28 de abril, na cidade de Londrina. As avaliações consistirão em provas objetivas com foco em diferentes áreas do conhecimento e, para as funções de nível superior, também haverá análise de títulos. Após transcorridas todas as etapas e fases recursais, a previsão é que os procedimentos sejam homologados nos dias 31 de maio, 14 de junho e 26 de junho, respectivamente, para os editais 23, 25 e 24.
A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, frisou que esse é o maior concurso público já realizado pela Prefeitura de Londrina, em número de especialidades. Ela explicou, ainda, que a seleção foi dividida em diferentes editais para assegurar que a maioria dos procedimentos sejam homologados até o dia 30 de junho. Dessa forma, o Município visa cumprir as determinações legais referentes aos anos de eleições municipais, que estabelecem esse prazo máximo para a homologação de concursos, como condição para que as contratações possam ser feitas no mesmo ano.
“Também vamos publicar um edital com vagas para procurador, mas isso deverá ocorrer nas próximas semanas, pois é um cargo cujo processo seletivo compreende várias etapas”, afirmou Bellusci.
Ainda segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, o Município estima que o concurso deva atrair dezenas de milhares de candidatos. “É algo que deve movimentar a cidade, e estamos com muita expectativa para realizar esses procedimentos e formar um banco de classificados. É importante que as pessoas estejam cientes de que há três editais separados. Por isso, elas devem ler com atenção o edital que contém o cargo que vão escolher, e focar nele”, sublinhou.
Isenções e reserva de vagas – As taxas de inscrição variam conforme o cargo. O edital determina o direito à isenção para servidores públicos municipais; pessoas desempregadas; pessoas de baixa renda que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico); cidadãos que tenham prestado serviço por, no mínimo, dois eventos eleitorais; e doadores de sangue, medula óssea ou leite materno.
Os candidatos que têm direito a esse benefício devem se atentar para os procedimentos descritos nos editais. Os documentos também contêm instruções detalhadas para aqueles que desejam concorrer às vagas reservadas para afro-brasileiros e pessoas com deficiência (PcD).