FOTO: Orlando Kissner – Arquivo AEN
O Paraná se prepara para enfrentar a primeira onda de frio intenso do inverno, com temperaturas próximas a 0ºC e possibilidade de geadas. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que, entre sábado (29/6) e terça-feira (02/7), a temperatura média no estado ficará abaixo dos 10°C, com registros ainda menores em municípios do Sul, como Palmas e General Carneiro, onde os termômetros podem marcar até -2°C no domingo (30).
Mesmo as regiões conhecidas por climas mais amenos sentirão o efeito da onda de frio. Em Londrina, Maringá e nos municípios litorâneos como Morretes e Matinhos, as mínimas serão em torno de 7°C. Em Curitiba, a mínima prevista para domingo é de 1°C, com sensação térmica ainda menor devido aos ventos.
Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), explicou que essa mudança brusca é causada pela entrada de uma massa de ar frio polar a partir desta sexta-feira (28). “Essa massa de ar vem do extremo sul do continente. A frente fria trará chuva, vento e raios, e, no fim de semana, a incursão desse ar extremamente gelado reduzirá drasticamente as temperaturas em todas as regiões do Paraná”, afirmou Kneib.
A previsão de frio intenso também traz a possibilidade de geadas, especialmente nas regiões Sul e Sudoeste, que terão as menores temperaturas. O fenômeno poderá ocorrer com intensidade forte no fim de semana. Na Região Metropolitana de Curitiba, a geada será mais branda, mas ainda assim presente em municípios como Colombo e Araucária.
Kneib destacou que as temperaturas permanecerão baixas mesmo durante a tarde, quando o sol estiver mais forte. Em Curitiba e União da Vitória, a máxima não passará dos 12°C, enquanto em Guarapuava a máxima será de 14°C.
O Simepar, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), disponibiliza previsões de geadas até o final do inverno. Essas previsões são categorizadas por intensidade (fraca, moderada ou forte) com até 72 horas de antecedência e estão disponíveis no aplicativo IDR Clima, no site do IDR-Paraná e pelo telefone (43) 3391-4500.
O IDR-Paraná recomenda medidas preventivas para proteger lavouras e plantações vulneráveis. Cafeeiros com até dois anos devem ser cobertos com palhada ou terra, enquanto canteiros e estufas de hortaliças precisam de aquecimento, irrigação ou cobertura. Mudas recém-plantadas de frutíferas e espécies florestais tropicais também devem ser protegidas. Em caso de forte resfriamento, granjas de aves e suínos necessitam de aquecimento.