Luciano Ducci anuncia neutralidade no segundo turno em Curitiba

Foto: Câmara dos Deputados

O candidato derrotado no primeiro turno, Luciano Ducci (PSB), anunciou que defenderá a neutralidade nas eleições em Curitiba até o dia 27 de outubro, data do segundo turno. O PSB planeja se reunir na quinta-feira, 10 de outubro, com os demais partidos da coligação — PDT, PT, PCdoB e PV — para para recomendar a mesma postura.

Em uma nota oficial nesta terça-feira, 8 de outubro, Ducci expressou sua insatisfação com as candidaturas de Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB), afirmando que nenhum dos candidatos se comprometeu com as propostas apresentadas durante sua campanha no primeiro turno. “A cidade precisa de avanços e mudanças. Em respeito aos eleitores curitibanos que desejam uma administração voltada para os problemas sociais, como a defesa da população mais pobre e ações efetivas em moradia e regularização fundiária, a recomendação do partido é pela neutralidade”, destacou Ducci.

A decisão de Ducci reflete a posição de muitos eleitores da esquerda que se sentiram não representados no segundo turno. Com uma disputa acirrada entre dois candidatos de direita, a aliança com o PT e outros partidos de esquerda poderia alienar ainda mais os candidatos. Assim, os 180 mil curitibanos que votaram no número 40 no último domingo, 6 de outubro, agora enfrentam um dilema ao escolher entre Eduardo e Cristina no dia 27 de outubro.

A neutralidade do PSB pode impactar a dinâmica da eleição, uma vez que a esquerda em Curitiba, embora significativamente, se encontra em um beco sem saída diante das opções disponíveis. A estratégia de Ducci poderá influenciar a mobilização e a escolha dos candidatos que se alinharão com suas propostas. O cenário continua a ser de incertezas e desafios para os candidatos, que precisarão chamar a atenção dos eleitores insatisfeitos para garantir uma vitória no segundo turno.

Facebook
WhatsApp
Telegram