A explosão de um silo na cooperativa C.vale, em Palotina, região oeste do Paraná, no fim da tarde desta quarta-feira (26), deixou oito mortos, 11 feridos e uma pessoa desaparecida. Os feridos foram encaminhados para hospitais da região. Vinte bombeiros da região e 14 bombeiros de um grupo especial de Curitiba estão no resgate. Uma pessoa em estado gravíssimo foi encaminhada para Curitiba.
Os trabalhos de resgate seguiram ao longo da madrugada e pela manhã desta quinta-feira, quando a Defesa Civil atualizou os números do caso. Na noite de ontem, o Corpo de Bombeiros falou sobre como era o resgate e a esperança de encontrar pessoas com vida.
A cooperativa C.vale divulgou uma nota sobre a explosão.
“A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas. No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas. No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento. Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade.”
O acidente ocorreu por volta das 16h50 de quarta-feira. Os silos estavam cheios de milho e soja quando explodiram. A explosão foi tão forte que danificou casas e prédios próximos. Os bombeiros foram chamados ao local e trabalharam durante a noite para apagar o fogo e localizar as vítimas.
A causa da explosão ainda não foi divulgada. No entanto, o Corpo de Bombeiros acredita que ela pode ter sido causada por uma falha elétrica. As investigações estão em andamento.