Foto: Valdir Amaral/Alep
Na manhã desta quarta-feira (26), os membros titulares do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) elegeram a nova mesa diretora que comandará o colegiado durante o biênio 2025-2026. O deputado Delegado Jacovós (PL) foi reconduzido ao cargo de presidente, enquanto o deputado Marcio Pacheco (PP) foi eleito vice-presidente. A reunião foi presidida pela deputada Flávia Francischini (União Brasil).
Em seu discurso de recondução, Jacovós destacou a responsabilidade da função e garantiu que os trabalhos do conselho seguirão com imparcialidade. “Atualmente, o conselho tem sido bastante acionado. Todos os procedimentos e representações apresentados serão tratados com imparcialidade, garantindo amplo direito de defesa e respeitando o regimento interno”, afirmou o parlamentar.
O novo vice-presidente, Marcio Pacheco, que é policial federal licenciado e exerce seu terceiro mandato como deputado estadual, também ressaltou a importância do compromisso com a ética e a isonomia na análise das condutas parlamentares. “Estou confiante de que conduziremos o conselho com responsabilidade, ética e foco nas condutas dos deputados, avaliando suas atitudes e não suas filiações partidárias”, declarou.
Além dos dois parlamentares na presidência, compõem o conselho os deputados Moacir Fadel (PSD), Renato Freitas (PT) e Do Carmo (União). O grupo será responsável por julgar questões relacionadas ao decoro parlamentar na Alep.
Durante o biênio anterior, o Conselho de Ética recebeu 19 procedimentos, dos quais apenas quatro ainda estão pendentes e aguardarão a nova composição para dar continuidade à tramitação. A primeira reunião da nova gestão está agendada para a próxima semana, quando serão designados os relatores dos casos pendentes.