Curitiba inicia eletrificação da frota de ônibus com a entrega dos primeiros veículos elétricos

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Nesta quinta-feira, em um evento realizado no Parque Tanguá, o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel entregaram os primeiros sete ônibus elétricos que integrarão a frota de transporte coletivo da capital paranaense. Este marco inicializa um ambicioso programa de eletrificação do transporte público, parte do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas (PlanClima) de Curitiba.

Os novos ônibus, sendo seis da marca BYD e um da Volvo, substituirão integralmente os veículos movidos a diesel nas linhas 010-Interbairros I (horário), 011-Interbairros I (anti-horário) e 863-Água Verde. A operação dos veículos BYD começará em 15 de julho, enquanto o ônibus Volvo entrará em circulação em meados de agosto.

Durante o evento, o prefeito Greca relembrou a evolução histórica do transporte coletivo de Curitiba, destacando a transição dos antigos bondes elétricos para os ônibus expressos, iniciada na década de 1970 por Jaime Lerner. “Hoje, 72 anos após a desativação dos bondes, damos mais um passo histórico com a eletrificação da nossa frota de ônibus”, afirmou Greca.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel ressaltou a vocação sustentável de Curitiba, destacando a capacidade da cidade em planejar e executar projetos que visam a melhoria da qualidade de vida. “A entrega dos primeiros ônibus elétricos é um testemunho do nosso compromisso com um futuro mais sustentável”, disse Pimentel.

As linhas 010-Interbairros I e 011-Interbairros I, que atendem 14 bairros e transportam cerca de 2,5 mil passageiros por dia, terão agora uma frota totalmente elétrica. A linha 863-Água Verde, que liga o bairro ao centro da cidade, também passará a ter 50% de sua frota composta por veículos elétricos.

O investimento total, de R$ 23 milhões, foi realizado pelas empresas responsáveis, cobrindo tanto a aquisição dos veículos quanto a infraestrutura necessária para recarga.

Os ônibus da BYD, modelo D9W, possuem 13,2 metros de comprimento, capacidade para 90 passageiros e autonomia de 250 quilômetros. Já o modelo Volvo BZL, com 12,6 metros, acomoda 85 passageiros e oferece uma autonomia de até 300 quilômetros. Ambos os modelos são equipados com ar-condicionado, entradas USB, e recursos de acessibilidade, como piso baixo e espaços para cadeirantes.

Curitiba se destaca no cenário nacional com seu projeto de descarbonização da frota de ônibus, que visa atingir 33% de veículos zero emissões até 2030 e 100% até 2050. Desde 2018, a cidade vem realizando uma série de testes e estudos para integrar a eletromobilidade ao transporte público.

“O preço inicial dos veículos elétricos é maior, mas ao longo de sua vida útil, eles se tornam mais econômicos que os movidos a combustão”, explicou Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Além dos sete ônibus elétricos já entregues, a Prefeitura planeja adquirir mais 54 veículos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A expectativa é que esses veículos entrem em operação no próximo ano, em linhas como o novo Inter 2 e Interbairros II.

Apesar da introdução da nova tecnologia, a tarifa social será mantida em R$ 6 em 2024. O novo contrato de concessão do transporte coletivo, previsto para 2025, incluirá a operação de frota elétrica e metas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS
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