Ordem dos Pinhais
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, entregou nesta terça-feira (11), no Palácio Iguaçu, a comenda da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais, ao governador do Paraná, Carlos Massa Júnior. Na cerimônia, Ratinho Júnior recebeu o diploma e a medalha em reconhecimento às contribuições para o desenvolvimento da capital e do estado. “O governador é merecedor dessa medalha que mede o homem pela altura das araucárias e, nós paranaenses todos, estamos sonhando que um dia ele meça a sua biografia e a sua história pela altura dos seus braços abraçando o Brasil”, afirmou Rafael Greca.
Contribuição
A Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais é uma honraria instituída por Greca para reconhecer e celebrar a trajetória e a contribuição significativa de cidadãos e empresas para o desenvolvimento da cidade. Atualmente no segundo mandato como governador, Carlos Massa Ratinho Júnior é uma referência de boa gestão na defesa do povo do Paraná.
Orgulho e inspiração
Ao receber a comenda, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior destacou a gratidão dele à cidade de Curitiba e a parceria com o município na condução de projetos. “Cumprir com meu dever é mais que uma obrigação, é uma satisfação, especialmente ao ver Curitiba prosperar. Quando a capital vai bem, todo o Paraná avança junto. Tenho um imenso orgulho da nossa capital, que é admirada em todo o Brasil e até no exterior, seja em eventos nacionais ou internacionais. Curitiba é referência pela sua qualidade de vida, riqueza cultural e pelo talento de sua população. Para nós, paranaenses, é motivo de grande orgulho ter uma capital que inspira e representa tão bem o estado”, disse o governador.
Visão e dedicação
Ratinho Júnior também elogiou o legado do prefeito Rafael Greca, exaltou a visão de Greca como urbanista e a dedicação à cidade. “Muito obrigado Rafael, parabéns por tudo que você fez, pelo legado que você deixa como homem de visão, um grande urbanista e um apaixonado por Curitiba”, completou Carlos Massa Ratinho Júnior.
Presenças
Também participaram da entrega da medalha o deputado estadual Alexandre Curi, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina Castro, e a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi.
IPM assinado
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou também nesta terça-feira (10) o Decreto nº 8.234/2024 , que atualiza os Índices de Participação dos Municípios (IPM) paranaenses, calculados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), para 2025. Com isso, ficam estabelecidos os índices nos cálculos para os repasses estaduais feitos a cada uma das 399 cidades do Estado.
Composição econômica
Como o próprio nome sugere, o IPM é usado para definir a participação de cada município na composição da economia paranaense. Ele serve para criar uma distribuição mais justa dos recursos, levando em consideração as características sociais e econômicas dos municípios.
Fatia de reserva
De acordo com a legislação, 25% do total arrecadado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo Estado é repassado às cidades. Assim, o índice funciona como o tamanho da fatia reservada a cada localidade. Esses valores são direcionados para serviços públicos essenciais, tais como saúde, educação, segurança pública, transporte e infraestrutura, beneficiando diretamente a população.
Novo secretariado
O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), anunciou, nesta terça-feira (10) mais nove novos secretários da Prefeitura de Curitiba para equipe de governo da administração municipal em 2025. Nas redes sociais, Pimentel apresentou os nomes e o perfil de cada secretário indicado.
Competência e experiência
“São profissionais com competência, experiência e compromisso com o bem-estar da população curitibana, além de estarem alinhados com nossa proposta para a cidade. Nosso objetivo é manter o que já está funcionando e avançar com segurança para concretizarmos uma gestão que una inovação e eficiência, sem abrir mão do cuidado com as pessoas. Todos compartilham da minha vontade de fazer da nossa capital uma cidade ainda melhor”, afirma Eduardo Pimentel.
Confira os nomes!
- Tatiane Filipak – Secretária de Saúde: Médica com 20 anos de experiência, incluindo 19 anos na Saúde Pública de Curitiba. É concursada pela FEAS e atualmente diretora de Atenção à Saúde.
- Jean Pierre Neto – Secretário de Educação: Advogado, com experiência jurídica e em gestão de políticas públicas educacionais. Foi diretor jurídico da Secretaria de Educação do Paraná, superintendente do Paraná Educação e presidente da FDE-SP.
- Vitor Puppi – Secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento: Ex-secretário da pasta (2017-2021). Implementou o Plano de Recuperação Fiscal de Curitiba, destacando a cidade como exemplo de responsabilidade fiscal.
- Elisandro Pires Frigo – Secretário de Administração: Doutor em Engenharia, professor da UFPR. Atuou em cargos de liderança no Governo do Paraná, incluindo diretor-geral da SEAP e superintendente de Governança de Serviços e Dados.
- Beatriz Battistella Nadas – Presidente do Instituto Municipal de Administração Pública: Servidora pública da Saúde de Curitiba desde 1986, com experiência em funções de liderança no IMAP e como superintendente executiva da SMS.
- Rafael Vianna – Secretário da Defesa Social: Doutor e mestre em Direito, delegado da Polícia Civil do Paraná, e diretor da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná.
- Marc Sousa – Secretário de Comunicação Social: Jornalista e bacharel em Direito. Foi repórter e âncora em diversos veículos de comunicação, além de coordenador de jornalismo na Rede Jovem Pan News.
- Renan de Oliveira Rodrigues – Presidente da Fundação de Ação Social (FAS): Servidor de carreira da FAS, com experiência em políticas públicas voltadas ao trabalho, emprego e assistência social.
- Celso dos Santos – Superintendente da Guarda Municipal: Integrante da primeira turma da Guarda Municipal, pós-graduado em Segurança Pública e Ciências Políticas, com experiência em planejamento estratégico e segurança pública.
Alinhamento
A vereadora eleita, Rafaela Lupion (PSD) participou, nesta terça-feira (10), na Câmara de Vereadores de Curitiba, de reunião com integrantes da bancada do PSD. Na pauta, segundo Rafaela, “o compromisso forte de iniciarmos 2025 comprometidos com as boas demandas em favor da nossa Curitiba, dos curitibanos e curitibinhas”.
“AI-5 em Debate na UFPR
“AI-5 – Ação e Transgressão” será tema de debate dia 13, às 18h30, no auditório do curso de Comunicação da UFPR. VO debate vai mostrar o Ato Institucional-5, os chamados anos de chumbo da ditadura, e a resistência de jornalistas paranaenses. O professor José Carlos Fernandes será o coordenador. Participarão jornalistas e professores.
Lançamento Nicodemo
No debate, será lançado o livro “Nicodemo – Obituário Sincero dos Jornais de Curitiba”, do jornalista Adherbal Fortes de Sá Jr, que narra a luta de repórteres e redatores de O Dia, Diário do Paraná, Estado do Paraná e Última Hora para produzir bom jornalismo apesar da censura e da autocensura. O acesso ao estacionamento do curso de Comunicação Social pode ser feito pela Rua Bom Jesus e a saída é pela Almirante Tamandaré.