O Partido Cidadania divulgou uma nota oficial nesta segunda-feira (24) para esclarecer que não há fundamento para qualquer questionamento sobre a ocupação da cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelo deputado Leônidas Favero Neto, conhecido como Dr. Leônidas. O parlamentar assumiu o cargo após a eleição do deputado estadual Douglas Fabrício para a Prefeitura de Campo Mourão.
Dr. Leônidas foi diplomado como primeiro suplente da legenda pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em 2022. No início de 2024, ele deixou a sigla com uma carta de anuência emitida pelo próprio partido. Em agosto do mesmo ano, retornou à legenda sem que houvesse qualquer pedido de impugnação.
Na nota oficial, o partido enfatiza que a legenda é a detentora da cadeira parlamentar e que autorizou tanto a saída quanto o retorno de Dr. Leônidas, reafirmando que não há razão para questionamentos sobre a sua posse na Alep.
“Diante desse cenário, não há fundamento em qualquer requerimento apresentado em sentido diverso, visto que o partido autorizou a sua saída e depois anuiu com a sua volta”, diz trecho da nota assinada pelos diretórios nacional e estadual do Cidadania.
O partido finaliza a declaração reafirmando o compromisso com a legalidade, o respeito às normas eleitorais e a representatividade partidária. A nota oficial visa encerrar quaisquer dúvidas ou questionamentos sobre a permanência de Dr. Leônidas na Assembleia Legislativa do Paraná.