Luciana Saito Massa, primeira-dama do estado do Paraná, foi agraciada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) com o título de Cidadã Honorária da capital paranaense. A iniciativa foi do vereador Professor Euler (MDB). A honraria foi entregue em sessão solene promovida na segunda-feira (29), sob a presidência do vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente do Legislativo Municipal.
Compuseram a mesa a homenageada, Luciana Saito Massa; Carlos Massa Ratinho Júnior, governador do Paraná; Rafael Greca, prefeito de Curitiba; Darci Piana, vice-governador do estado do Paraná; vereador Professor Euler (MDB), propositor da homenagem; Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades; e Márcia Uçulak, deputada estadual, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).
O vereador Professor Euler, autor da homenagem de concessão da Cidadania Honorária de Curitiba a Luciana Saito Massa, iniciou sua saudação lembrando que a homenageada nasceu em Registro, cidade paulista, sendo filha de mãe japonesa e de pai descendente de portugueses. “Quarta filha de uma família de cinco irmãos, viveu em uma zona rural, onde trabalhou na agricultura familiar. Posteriormente, na adolescência, veio a morar em Curitiba”, relatou Euler.
O prefeito Rafael Greca celebrou o título de cidadã honorária do Paraná concedido pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC)à primeira-dama do estado do Paraná, Luciana Massa. Acompanhado do vice-prefeito de Curitiba e secretário Estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e da primeira-dama da cidade, Margarita Sansone, o prefeito participou da sessão solene, realizada no Palácio Rio Branco, casa do Poder Legislativo municipal.
“Margarita e eu saudamos a Luciana, esta nova curitibana, desejando a ela e ao governador grande sucesso. Ela que é tão solícita com o povo, que no momento da pandemia foi tão ativa e que agora sonha a melhor vida das mulheres empreendedoras com o Banco da Mulher e sonha também a criação de um planetário na região metropolitana de Curitiba”, parabenizou o prefeito Rafael Greca.
“Um olhar mais caridoso e protetivo às questões estaduais”
Carlos Massa Ratinho Júnior, governador do Paraná, disse que veio à Câmara para aplaudir sua esposa. “Vim dizer da minha alegria por participar desse momento, que coincide com Curitiba como a cidade menos desigual do Brasil. Na busca por ser menos desigual, é uma cidade solidária, e assim é, pois ao longo de sua história, desde os tempos dos primeiros desbravadores, Curitiba sempre teve o coração aberto para receber pessoas de todos os rincões”, disse o governador.
Ratinho Júnior destacou que, além de ser sua espoa, Luciana também desenvolve as atividades voluntárias junto ao governo do estado e, justamente por ser mulher, ela proporcionar um olhar mais caridoso e protetivo. “A criação do Banco da Mulher Paranaense se originou muito nas falas da Luciana, que me dizia que as mulheres precisavam ter independência financeira para poder sobreviver em situações de violência doméstica. É por meio dessa visão que a gente tem conseguido colocar uma agenda que faz o Paraná se destacar como o estado mais sustentável e inovador do Brasil.”
As necessidades dos 399 municípios
Luciana Saito Massa, a homenageada com a Cidadania Honorária de Curitiba, disse ser uma honrar receber esse reconhecimento por parte da Câmara Municipal de Curitiba. Ela agradeceu em especial sua irmã Selma, empreendedora que estimulou não só a homenageada, como toda a família. “Quero agradecer a Curitiba, cidade que me acolheu, me fez crescer e proporcionou a maior estrutura que alguém pode ter: família. Foi aqui que escrevemos nossa história e tivemos nossos filhos: Alana, Yasmim e Carlinhos”, disse Luciana.
A homenageada também dedicou o reconhecimento a todos que a ajudam a desempenhar as atividades inerentes à uma primeira-dama. “Agradeço a Deus, ao meu marido, meus pais, irmãos, sobrinhos e filhos, que hoje compreendem a importância do trabalho voluntariado. E agradeço em especial a minha equipe, que sabe muito bem a importância de cada um”, disse. Luciana frisou que, para uma primeira-dama do Paraná, é necessário conhecer e entender as necessidades sociais de cada um dos 399 municípios. “E exalto Curitiba, uma cidade inteligente, com um turismo impecável, que muito agrega ao nosso Paraná. Deixo aqui meu muito obrigado”, finalizou Luciana Saito Massa, a nova Cidadã Honorária curitibana.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba