Por amor a verdade histórica devo lembrar do Brasil de 1990 para que possa amparar a análise que aqui elaboro. Naquele tempo, reuniu-se um grupo de amigos de um candidato ao Governo do Paraná, e constitui-se o time que comporia o plano de governo que deveria avaliara realidade de então e sobretudo oferecer uma proposta de crescimento para o cidadão paranaense!
Pois o grupo em questão que era composto por cidadãos de destaque em vários segmentos ofereceu sugestões para a redação final, que elencou as prioridades de então segundo as consultas populares.
A Segurança Pública apareceu em penúltimo lugar! Pois bem: passados trinta e cinco anos a pesquisa pública nacional realizada ontem faz o Brasil mostrar a sua cara atual!
E a cara é suja! Suja pela corrupção da classe política, pela cara feia e enlameada do Supremo Tribunal que desfaz da sua obrigação precípua que é zelar pela Constituição, e só faz fazer política esquerdista! Suja porque o Governo da Republica está obnubilado em onda de poder com libações alcoólicas e absolutamente distanciado da realidade! As sandices diuturnamente verbalizadas por Lulle, já não estão sendo mais escondidas pela imprensa suja porque eivada de prostituição pela verba pública, mas sem argumentos ou desculpas em face da dura realidade da pesquisa que mostra pela primeira vez na longa jornada de Lulle que os nordestinos já não suportam mais a sujeira das mendacidades.
Ocorre que o preço mais caro, porque sem dimensão porquanto diverso da possibilidade de qualquer avaliação é a destruição da família e por imediata consequência da juventude, do futuro!
A cada novo dia, mais divulgação da cara suja, e mais desapontamento da população. A ninguém mais convence a justificativa permanente que o Problema vem da herança do governo anterior, ou mesmo dos adeptos mais próximos do Presidente anterior.
A Câmara Federal e o Senado acovardados e dirigidos por dois homens de trajetória de cara suja, só fazem expor que o Legislativo é só reflexo da sujeira que já descrevi. Ora este brevíssimo diagnostico nos leva a obviedade da falta de estado, que leva ao imediato crescimento do estado paralelo, que no caso sul americano tem o comando do narcotráfico!
Atividades legais com a distribuição de combustível e transporte público, soa alvos deste tipo de criminalidade, e não sob a nível nacional, como regional precisam ser combatidos já!
Ocorre que o Presidente ostentou boné CPX, e temos uma resma de deputados federais do cheiro! Por aqui, parece que o problema está circunscrito ao combustível, porque o transporte ainda não foi alvo da turma.
Enfim, o resumo: Brasil mostra a tua cara, mas por favor lava sua cara também, enquanto ainda pode!
As questões do STF e a vida democrática
A realidade da Justiça brasileira, apresenta inequivocamente uma dicotomia inquestionável! De um lado a Justiça propriamente dita, funcionando de acordo com a normatização aplicável, com as decisões amparadas na Doutrina e Jurisprudencial, e com as consequências de escol, que desaguam normalmente na decepção e nas queixas habituais das partes vencidas. Pois muito bem; como sou um cinquentenário operador do Direito, por óbvio já estive nas duas situações, a saber de vencedor e vencido!
Neste lado, a reação é absolutamente normal e a insatisfação é própria do gênero humano, compreensível e naturalmente absorvida pelo tempo. Por evidente, estas decisões são sempre submetidas a diferentes graus de Jurisdição!
Já no outro lado da nominada justiça atual, encontramos o Supremo Tribunal Federal, corte chamada constitucional, que detém em seu bojo decisório determinadas causas que a própria Constituição circunscreve.
Pois vem do Supremo a inversão de valores e muito mais grave do que isto, na minha absolutamente modesta visão, a desconstrução de tudo de positivo que a Justiça brasileira construiu ao longo de tempo, e mais a credibilidade de nossa Suprema Corte. O elenco atual de Supremo de forma consciente ou não está participando ativamente de uma desconstrução histórica que pode ser irreversível!
Me alongo: as Cortes Constitucionais foram ao longo da História as salvaguardas da cidadania de diferentes Países! Quando elas falham e são dominadas os resultados são visíveis e inevitáveis como em Cuba, Coreia do Norte e exemplo próximo e comprovado nas ruas do Brasil, o pais vizinho a Venezuela!
Enxergo destarte duas JUSTIÇAS! A efetiva e realística que provem dos Tribunais afora desta grande Nação, e a que é implementada e proposta pelo Ministro Barroso e seus pares, que são inspirados pelo mote “ perdeu Mané” ao som de um bom samba marcado pelo surdo de 1° da Estação Primeira de Mangueira!
LULLE BUSCA JUNTAR CACOS


Nesta quinta-feira (03), o Lulle se reuniu com uma renca, e que renca minha gente, pois com ele estavam Senadores tipo “Renan cara de xixi na areia”, que passou por uma retrofit agora aplainado e com sua peruca implantada com verba senatorial eventualmente e o “Senador pula pula Randolfe” o que caracteriza por certo foto com a tropa de choque!
O motivo era avisar que agora o governo começa e a economia que não é cientifica segundo Lulle e renca, vai obedecer a vontade de turma e vai aflorar e crescer e mais que finalmente a picanha vem!
Obviamente chegamos ao meio do mandato e o Lulle não tem nada para entregar senão o fiasco, o descalabro financeiro e a falência de sua biografia, que já foi merecedora de determinado patamar de crédito!
Todavia sua passagem pelo presidio parece ter afetado o seu julgamento e equilíbrio. Se não era um letrado, aprendia rápido e sempre teve raciocínio aguçado e notável esperteza! Nesta etapa repetitivo e mentiroso contumaz pouco ou quase nada acrescenta a cantilena de promessas vãs e sem vínculo com a realidade do povo brasileiro.
O que é fato e não teve resposta na tal reunião é a erosão da popularidade do Lulle e sua absoluta falta de planejamento estratégico para combater a mediocridade de seu desgoverno.
REGIONAIS
VENTOS UIVANTES:
Sem embargo os ventos uivantes rondam o Palácio Iguaçu, e isto acontece depois de um período muito longo de calmaria. É fácil a explicação em relação ao tempo bom. Primeiro é inequívoco que o bom primeiro governo garantiu a Junior uma transição tranquila para a reeleição! Mérito, portanto, ao Governador e também para a equipe que o ajudou a estruturar e produzir um trabalho considerado profícuo para o Estado, tanto que lhe assegurou um segundo governo em sede de primeiro turno eleitoral. Consagração inequívoca!
Ocorre que nesta etapa a perspectiva é diversa. Enquanto o Governador pavimenta caminhada ao Planalto Central, uma parcela relevante de seus companheiros busca encontrar guarida e ou caminho para continuar sob as asas do vencedor jovem político!
E justamente esta turma que um dos grandes da história política do Paraná chamou de “craca de navio”!
NESTA ETAPA ME PERMITAM CONTAR UM EPISÓDIO!

Corria o ano de 2001, e o Paraná era governado pelo Senhor Jaime Lerner, que detinha na época uma incrível popularidade nacional. Era nome contumaz na boca dos jornalistas da todo poderosa Globo, que o citavam como virtual candidato à sucessão de Itamar Franco, isto pelo antigo PFL! Pois bem: uma família muito tradicional comemorava os cem anos de fundação de sua inesquecível empresa e encontro Lerner na escadaria do hoje museu do BRDE, ocasião em que informo ao Governador que recém-chegado de Brasília, ouvira o nome de dois dos seus mais próximos companheiros eram citados como prováveis causadores de sua futura inviabilização em razão de suas condutas heterodoxas!
Jaime na sua maneira polida me responde: –
“Nada posso fazer, pois trata-se de política, e na política o nosso casco é como de navio! A craca gruda e só dá para tirar levantando o navio”!
O final é conhecido o Jaime rodou, o PFL indicou Roseana Sarney, o PT mostrou a mesa do marido dela com um milhão de reais, e o PT elegeu o tal Lulle!
Contei a estória que é real, aliás os dois citados estão vivos com mais de oitenta anos, e bem ricos! Jaime morreu sem ter sido Presidente.
Pois bem Junior, VALHO-ME deste espaço para lhe pedir como paranaense que gosta de você e admira sua história e seu trabalho, e quer lhe ver candidato a Presidente; suspenda o navio elimina as cracas e navegue o mar de um Brasil rumo ao futuro!
ORAÇÃO DE OGIER BUCHI
Senhor, elimine as cracas da vida pública! Amém.