A NECESSIDADE DE REVISITAR A HISTÓRIA

Não conheço a história da balança comercial do Brasil com a profundidade necessária, e desconheço se há um acompanhamento cientificamente comprovado dos números. Todavia, as informações mais plausíveis nos levam a acreditar que em tempos de Império, fomos credores. Na era dos Pedro, e mesmo na República, chegamos ao pós guerra em 45, na invejável condição de credores de Estados Unidos e Inglaterra!

Todavia as informações indicam que no Governo Gaspar Dutra, trocamos nosso superávit, por quinquilharias do mundo plástico.
Por mais que estas informações possam ter sido maximizadas ou aviltadas para mais ou para menos ao longo do tempo, lembrando que as últimas já remontam há 75 anos, não há como duvidar que a História se repete e nesta etapa continuamos a trocar primários por manufaturados, tendo por último, como grande parceiro a China!

Sem embargo é desesperador o fato de que nos últimos 20 anos continuamos estagnados na situação de exportadores de matéria prima e importadores que produtos que de há muito estamos qualificados como Nação a produzir.

Lembro por oportuno da indústria automobilística seus primórdios em 1957 e o custo real para o povo brasileiro da ação política de Juscelino Kubistchek! Pois bem. Apesar do altíssimo custo o parque fabril jamais foi consolidado como pátrio e vicejaram empresas que trouxeram matriz antiga para produção em território nacional.

Anos depois, a manifestação de Fernando Collor nada trouxe de positivo, senão demonstrar o despreparo do cidadão frente ao desafio gigantesco que é incrementar um parque fabril competitivo em nação de dimensões continentais.

O fato inconteste é que entra político sai político não temos um planejamento estratégico que represente uma equação com um CQD positivo e benfazejo!
Por outro viés, mesmo no que tange aos primários, o inepto governo insiste em se opor ao agronegócio, como se ele fosse composto por maus brasileiros, e sobretudo que seu resultado não fosse benéfico para o PIB Nacional!

Imagino que enquanto não nos submetermos a um efetivo planejamento estratégico não teremos chance de crescer como povo e mais de acrescentar renda real a ser distribuída pela população na forma de retribuição pelo trabalho. Vivemos a realidade da Justiça caríssima e graças ao STF absolutamente contestada, senão desmoralizada (STF). Vivemos a época de um desgoverno incapaz de planejar e via de consequência incapaz de realizar.

E pior do que isto, muito pior estamos frente ao risco de ter que aguentar mais dois anos de desgoverno, com aprofundamento de divisionismo, sem uma alternativa clara e que sugira proposta alternativa que comece o soerguimento da Nação.

A DURA REALIDADE

A semana mostrou que apesar do supra exposto Lulle e seus amigos, estão muito longe de viver a dura realidade que é a do povo brasileiro.
Durante solenidade a qual esteve presente o presidente, minúsculo assim porque não dá para ser mais minúsculo, vociferou que está tudo maravilhoso que seu ministério é assaz brilhante e que os brasileiros vivem tempo de crescimento e bonança. Ora senhores, isto é muito, mas muito assustador. Suponhamos e só suponhamos, que este senhor realmente acredite no que verbera. Com efeito, aí e que estamos realmente em maus lençóis.

Como ele faz teatro o tempo todo, e faz questão de afirmar isto, o bom seria que ele pelo menos estivesse só mentindo, o que faz todo tempo, o que realmente me incomoda é que talvez ele esteja realmente acreditando que tudo vai bem. Ouvi de vários jornalistas que tem contato com gente de destaque do atual desgoverno, que eles acreditam que tudo vai bem e a culpa é da imprensa que não espelha a realidade dos fatos; a mesma jornalista ao insistir foi obtemperada com a resposta que está na boca dos petistas: “as praias estiveram cheias no verão” então tudo vai bem e quem enxerga diferente é que é mentiroso!

Ora esta demonstração de dissonância cognitiva ou é a própria doença ou é simples má fé! Seja uma ou outra, a realidade conflita com o etéreo pensamento lulista, e me conduz à conclusão que estamos efetivamente navegando às cegas em mar de vagalhões internos e externos, e adicione-se sem proposta de quem quer que seja que ofereça sucedâneo para este transatlântico sem comandante e com tripulação inepta!

Acho importante, por amor a verdade destacar que em um tempo não tão longínquo Lulle foi respeitado até mesmo pelo então poderoso Presidente americano que por admiração cognominou o “parça” como o cara! Pois bem o tempo passou, inexorável para todos, e em especial para os alcoolistas, e deixou marcas no cidadão que se mostra destrambelhado e sobretudo sem compromisso com a administração da duríssima realidade de uma grande nação. A questão a ser levantada passa pela palavra “projeto”: sem, bem simples assim! Dois anos e meio quase, faltam 500 dias, e a pergunta que não cala nos remete a planejamento! Pode até ser que Simone Step, seja bem-intencionada e que tenha algum tipo de planejamento desenhado. Todavia a cidadania não tem está percepção!
Em verdade, a percepção advém da gôndola do supermercado, e não de pesquisas de institutos especializados, é a que vem do supermercado e indica que a dúzia de 10 ovos e o frango muito mais caro representam o mundo real!

REGIONAIS

E A CANDIDATURA DO GOVERNADOR
Pois muito, mas muito se tem abordado a possibilidade de Carlos Roberto Massa Junior ser candidato a Presidente da República!
Lembro como se fosse hoje, de uma certa manhã, em que de inopino adentrei a sala de José Carlos Martinez para tratar de assunto do dia a dia, e fui apresentado a Daniel Tourinho, então recém empossado presidente de um partido político que saíra da costela de outro nanico.
Pois bem, o falante carioca defendia com veemência a indicação do jovem Governador de Alagoas, Fernando Collor para compor a Vice do então aclamadíssimo Governador do Paraná, Álvaro Dias!

Confesso que nunca soube a razão de Álvaro refluir e o que aconteceu depois é de conhecimento público e sobretudo está na história. Lembro do episódio para dar substrato a minha posição pessoal de apoio a ideia de que está mais do que na hora de que nosso pujante Paraná, ofereça um nome para disputar de fato a Presidência da República.


Penso que tal nome tenha que apresentar algumas qualidades que soa exigíveis de um Chefe de Estado, e que mais do que exigíveis são fundamentais. Soe ocorrer que Junior tem estas qualidades no meu modesto vislumbre. Não pressuponho que um candidato a cargo político tenha que vestir um manto de perfeição e insisto que tem que ter qualidades mínimas, mas que estas sim são absolutamente indispensáveis.


Vontade de trabalhar e espírito público. Capacidade de entender o desejo do todo, indispensável pois afinal vivemos em uma Democracia, apesar do STF, e prazer e alegria de viver ao lado do povo, além de entender e falar a língua do povo!

Candidato não é santo, pois nem mesmo os candidatos ao papado o são, mas tem que tem empatia, e capacidade de entender o sofrimento e o desejo alheio e sobretudo a percepção do mundo real! Estas qualidades Ratinho Junior as possui! E para dar suporte ao que aqui escrevo tem o Governo que realiza em nosso Estado que é avalizado pela sociedade como um todo!

MUDANÇAS NO GOVERNO

Considerando que dois anos e meses de Governo, já estão completados, são anunciadas possíveis trocas em cargos de comando em especial porque alguns políticos de especial nomenclatura encerraram seus périplos como Prefeitos, e fazem parte do projeto político do Governador!
Bem assim, Paranhos que fez governo consagrado em Cascavel, foi convidado para a Secretaria de Administração e vai assumi-la, bem como outros nomes relevantes e algumas trocas de posição entre membros do atual secretariado!

Relevante pela expressão que de fato tem é a definição de Rafael Greca! Prima facie, pelas privilegiadas informações que tenho, não aceitou o que lhe foi oferecido em ágape na Casa Civil!

Todo analista sabe, que os Governadores recentes passaram pelo Desenvolvimento Urbano, antes de chegarem ao Iguaçu. E é esta cereja do bolo que todos almejam! A conversa que se ouve é que Guto Silva seria o ungido!
Existem outros rumores sobre trocas especificas e por óbvio quando elas são no próprio staff, geram ruídos e insatisfações. Absolutamente recorrente!

MUDANÇAS            

Nesta semana o PT fez um “ahue”, como a saudosa Rita Lee, descreveria. Festejo gigante do chefe intelectual José Dirceu, manifestações públicas intensas de Lulle e da paranaense Gleise Hoffmann! De forma discreta o governo do Paraná disse presente com o representante oficial Secretário da Saúde, Gebrim, o sempre simpático médico Beto Preto.

Ocorre que nesta quinta-feira  (13) em solenidade acontecida em Foz do Iguaçu o Governo lançou a maior e mais ambicioso programa de saúde da história no valor de um bilhão de reais. Se você não acha que Beto Preto é candidatíssimo ao Governo do Paraná em 2026, então nós temos olhares muito diferentes para os movimentos da política!

A ASSEMBLEIA VIAJA

O que é bastante salutar, posto aproximar o deputado do povo. Mas mais do que isto tem que trazer um resultado claro e objetivo dos périplos pelo Estado!

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI
Salve as almas Senhor! Transfuga e trânsfuga, está na lei.

                                                                                                                                          



Facebook
WhatsApp
Telegram