A INQUISIÇÃO

Coluna semanal de OGIER BUCHI para o Jornal Impacto Paraná – 23/12/2023

A Inquisição do Santo Ofício assim se auto denominou nos tantos anos que atuou, pois foi da idade média até o início do Sec. XIX com a estrutura inicial, perseguiu e muito os judeus conversos. Recebeu mais tarde o nome de “Sacra Congregação do Santo Ofício” e hodiernamente durante o pontificado de Paulo VI, passou a nominar-se Congregação para a Doutrina da Fé. Ou seja, ainda é um organismo pulsante na Igreja! 

Trato do assunto, pois creio válido lembrar de Giordano Bruno, um mártir da verdade cientifica que tem similitude com Sócrates em martírio, posto ambos defenderem entre outras tantas verdades que “a autoridade não está fora de nós, mas em nós”. 

Antes de ser queimado vivo proferiu estas palavras: “Vocês têm mais medo ao fazer seu julgamento que eu ao tomar consciência dele”

Nada obstante, os tribunais da Inquisição queimaram vivos milhares de homens mulheres – e até crianças – sob a justificativa de que protegiam a política da Igreja. E em assim sendo eram beatificados e se auto elogiavam e compraziam afirmando que matavam e supliciavam em o nome da Justiça. 

Se o leitor identifica similitudes na atualidade é porque é atento! 

PROVOCAÇÕES  

 Lulle e seus parças não se cansam de provocar a sociedade brasileira que não perfilha a admiração pela esquerda e pelos nominados comunistas. Assim o Ministro Múcio determinou que as Forças Armadas compareçam ao teatro de 8 de janeiro que terá como mestre de cerimônias Dino, “o Vingador”, que ainda estará ministro da justiça e da segurança pública. 

Certamente a nominada democracia de Lulle será incensada pelos marajás de Brasília, em especial o marajanato do Judiciário. 

E ainda uma vez discursos emocionados serão proferidos pelos heróis que conseguiram suplantar o golpe que seria dado contra a democracia, o famoso “Golpe da Velhinha com a Bíblia Enrolada na Bandeira”

Sempre é bom lembrar que durante todo o período das manifestações jamais se verificou qualquer ato ou atitude que pudesse ser caracterizada como criminosa, ou que tivesse configurado qualquer dano ao patrimônio público. Me causa espécie que, passado tanto tempo, a velhinha da bandeira tenha sido condenada, e ninguém tenha identificado e punido os sujeitos que quebraram e depredaram o patrimônio público. 

Tenho convicção que a história vai mostrar o que realmente aconteceu em 08 de janeiro de 2023, posto que as grandes pantomimas sempre foram desmascaradas ao longo do tempo. 

O tempo é o senhor da razão! 

O ARRULHO DOS POMBOS 

Não contente com o baixo índice de popularidade e com a baixíssima qualidade das suas lives semanais, Lulle resolveu transformar a penúltima do ano numa extensão da sua intimidade matrimonial. Tratou de como estrutura sua relação e convívio com a senhora Janja da Silva, e deu a ela uma envergadura, em especial no campo político, que surpreendeu “a todos e todas”. 

Vale lembrar que mesmo a pessoa que ajudou a construir o mito Lula da Silva, quando ele detinha algum grau de credibilidade, a saber, a companheira Marisa Letícia, jamais mereceu a ênfase dada à companheira atual. Cá para nós, essa questão pessoal surpreende pouco, porque merece exatamente a análise da pessoa física. O comportamento de Lulle é muito similar ao de qualquer velhote caído de amores por uma mulher bem mais nova – e isto, obviamente, só interessa ao casal. 

Todavia, quando a senhora em questão se utiliza da posição para sustentar pautas o assunto passa a ser de interesse público e coletivo. E aí, ou bem Lulle a nomeia para um cargo – e legítima sua constante permanência no Palácio Presidencial; ou bem a circunscreve a condição de Primeira-Dama, que pode dar os conselhos que quiser ao seu marido, mas não em sede de Palácio. 

A dúvida entre um possível nepotismo e a prevaricação deve fazer prevalecer o crime de menor envergadura, que seria a atuação de Nepote. 

A JUSTIÇA BRASILEIRA 

Certamente vive o Poder Judiciário o seu momento mais periclitante de sua história: poucas vezes um poder democrático terá consumido sua própria credibilidade com a ânsia que o Poder Judiciário brasileiro o faz. 

Com efeito, os holofotes televisivos e midiático obnubilaram o raciocínio de parcela de Ministros da Corte Maior – e aqui, abro um parêntese para lembrar que alguns deles não são dotados de um tirocínio de respeito, tanto que reprovados em exames públicos. 

Vale lembrar que a desconstrução permanente de julgados entre as esferas do Judiciário leva, obviamente, a população ao sentimento de perene dúvida. E a dúvida que resta é: afinal de contas, quem entende de lei? Quem é o bom juiz? Como é composta a magistratura brasileira? 

Se a Magistratura brasileira é obrigada, por questões funcionais, a se subsumir à jurisprudência das Súmulas Vinculantes e às posições do CNJ, é possível concluir que tudo vem determinado pela Corte Maior. E nesta etapa, é que reside a dúvida da população. Por que exatamente a composição da Corte Maior, pelo menos na atual escalação atual do Supremo Tribunal Federal é muito mais forte no comprometimento político dos escalados, do que na sua ilibada conduta e no profundo conhecimento jurídico. 

Outro parêntese para lembrar que não duvido do conhecimento jurídico de um Flávio Dino, por exemplo; mas há que reconhecer que conduta ilibada é o que lhe falta, tanto no que tange às suas manifestações pessoais e políticas, quanto na sua recente condição de Governador e Ministro da Justiça. 

E aí, é indiscutível que está o nó górdio que enfraquece exatamente aquele poder que deveria ser a última esperança da cidadania. Tribunal com elevadíssimo viés político, e que não teme enfrentar o Legislativo e que, recentemente, deixa com clareza hialina demonstrada a sua posição de parceria com o Poder Executivo. 

Este é um caminho que certamente preocupa a todo e qualquer cidadão responsável. Sou daqueles que entende que um país pode sobreviver a um mau Executivo, e o Brasil sobreviveu ao impeachment de dois presidentes. E também acredito que o Legislativo, por ser habitualmente renovado, não será o problema mais grave. Já em relação ao Judiciário, a perenidade dos Ministros do último andar provoca quando eles são politizados e pouco afeitos a obedecer a suas obrigações constitucionais, um estremecimento dos direitos fundamentais e, certamente, tal conduta coloca em perigo a consagrada divisão tripartite de poder, favorecendo arroubos de todos aqueles que de forma venal e hipócrita se dizem “defensores da democracia”. 

É preciso que o Poder Judiciário volte a ser a última esperança da cidadania, e que voltemos a poder nos referir aos Juízes Constitucionais como exemplos da defesa dos direitos de cada um de nós. 

 A MULTA 

Depois de escrever o comentário acima tive acesso a informação que o Juiz Constitucional Toffoli, cidadão honorário do Paranã, o amigo do genro, eliminou uma multa de R$ 10 bilhões do não menos famoso grupo JBS que delatou sem dó nem piedade o PT! GOSTARIA DEMAIS de saber quem são os advogados do grupo, pois não acredito que nenhuma profissional seja ligada ao cidadão ministro!  

Quando imagino que chegamos ao fundo do poço em relação ao Judiciário de Brasília, me deparo com gente cavando mais fundo com a broca TATU DA IMORALIDADE!  

ELEIÇÕES REGIONAIS

GRECA, PAULO MARTINS, GLEISI E BETO PRETO

Então a grande questão regional trata das eleições para o Senado no caso de vacância de uma cadeira, em face de condenação da chapa de Moro, e por óbvio de eleições municipais de calendário normal. 

Houve uma surpresa nesta semana e me remete a eleição para o Senado, face a pesquisa de instituto mineiro que incluiu como possível candidato o atual prefeito de Curitiba o senhor Greca! 

NÃO SEI SE ELE É CANDIDATO, SE QUER SER CANDIDATO! 

Mas a pesquisa indica uma vantagem sólida ao alcaide dos curitibinhas. Isto sem ele verberar uma única vez que poderia ser candidato. E desta pesquisa se extraem outras conclusões relevantes. Bolsonaro tem realmente influência direta em cerca de 25% do eleitorado curitibano, bem como o lulopetismo influencia de forma direta 15%. O senhor Álvaro Dias ainda é dono de seus próprios votos e sem embargo, se quiser é player respeitável para a corrida, até pela sua forte atuação nos municípios menores. Sem Greca e a Sra. Michele ele pontifica com larga vantagem! Outro nome que surgiu e bem forte nesta pesquisa específica foi o do Secretário Beto Preto que está paritário a Gleyse e Paulo Martins. Em resumo, mais uma pesquisa que de repente não mais que de repente vem a lume encomendada sabe-se lá por quem, mas que surpreende e muito face ao inusitado da presença de Rafael Greca! Quem dos citados quer realmente ser candidato?   

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 

É óbvio que este tipo de eleição é sempre sujeita a eventuais novos nomes, portanto a análise deve ser respeitada, refletindo o momento atual. Em Curitiba, o nome mais solidificado nesse momento é o de Leprevost, face ao desempenho na pesquisa e representar unidade no partido. A partir desta semana Beto Richa é player de ponta! 

Outro destaque na pesquisa é Ducci, porém depende das composições entre diferentes partidos de esquerda, lembrando que o PT enfrenta as acusações gravíssimas proferidas pela ilustre jovem deputada federal Carol Dartora, que lembra o caráter (segundo ela) fascista e racista da presidente nacional do PT, Hoffman. Na seara das bandeiras defendidas por ela, o apoio relevante do estadual Renato Freitas. 

O outro nome para a disputa é o de Pimentel, que tem o aval relevante do governador e do prefeito de Curitiba. Há uma grande incógnita em relação a possíveis vice. Nesse aspecto, há contínua lembrança da importância de um nome técnico, que tenha relevância. Tal fórmula já deu certo com a dupla Jaime-Cássio. 

No interior, Londrina tem liderança consolidada da dupla Felipe/Tiago; Maringá sempre indica o excelente Sílvio Barros; Ponta Grossa será feminina, ou com a Prefeita Elizabeth ou com a deputada Mabel Canto. Guarapuava não foge da disputa Antenor/Silvestre. E não tenho uma posição sobre Cascavel e Foz, em contrapartida Paranaguá pode dar Gallo na cabeça com canto de esquerda e o outro antes PSB agora no nicho de Bolsonaro! 

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI: 

SENHOR ATÉ QUANDO O BRASIL CONTINUARÁ SENDO SAQUEADO PELOS CORRUPTOS DE PLANTÃO? 

Facebook
WhatsApp
Telegram