Foto: Gabriel Rosa / AEN
A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) lançou um edital para a construção de duas embarcações catamarãs, que operarão na travessia entre Pontal do Sul e a Ilha do Mel, um importante destino turístico da região. O investimento estimado é de R$ 14,9 milhões, com abertura de propostas marcada para 2 de janeiro.
O secretário Sandro Alex destacou que, com mais de 688 mil travessias anuais, a demanda por transporte aquaviário é significativa, e as novas embarcações atenderão tanto a população quanto o turismo, com foco na acessibilidade. As catamarãs, que devem medir entre 17 e 20 metros e ter capacidade para 70 passageiros, serão projetadas em alumínio naval e equipadas com motor a diesel.
“Estamos cumprindo o papel da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, que é atuar nos modais de transporte, garantindo o deslocamento do cidadão. Na travessia da Ilha do Mel, especificamente, realizamos estudos que apontaram mais de 688 mil travessias realizadas em um ano, entre a ilha e Pontal do Sul, em sua maioria utilizando embarcações locais, boa parte delas fabricadas de modo artesanal”, explica o secretário Sandro Alex.
Após a seleção da empresa, a entrega do primeiro catamarã está prevista para até 231 dias e o segundo até 294 dias após o início das atividades. A SEIL também realizará consultas públicas para futuros editais de operadores da travessia, abrangendo serviços regulares, táxi náutico e turismo comunitário. A Ilha do Mel, com 95% de sua área como Estação Ecológica, é um dos principais atrativos turísticos do Paraná, oferecendo belezas naturais e culturais.
As embarcações devem ter entre 17 e 20 metros de comprimento, propulsão via motor a diesel, e todos os equipamentos de navegação e segurança, seguindo os critérios, normativas e legislação vigente quanto a embarcações para transporte de passageiros em mar aberto.
Estes catamarãs serão utilizados futuramente por uma empresa encarregada de operar a travessia aquaviária entre Pontal e Ilha do Mel, escolhida por meio de edital próprio, garantindo que a tarifa não seja influenciada pela necessidade de adquirir ou alugar embarcações.